Fale com a gente
Sicredi

Colunas

As teorias conspiratórias e a verdade que NÃO interessa

Publicado

em

Arquivo/Portal Rondon
Rui Barbosa

Entendo ser natural que alguns assuntos pareçam absurdos para determinadas pessoas, a ponto de se encaixarem mais facilmente como uma Teoria da Conspiração do que propriamente uma verdade. Isso acontece, especialmente, quando o receptor tem pouca base sobre o assunto e, ao mesmo tempo, desconfia do emissor que lhe apresenta aquela mensagem.

Daí vem a importância de massificar a informação, a ponto de torná-la tão natural que passe a ser entendida como verdade, simplesmente pela quantidade de vezes que se tem acesso a ela.

Charles Pinturas

Referências antigas da história da humanidade nos remetem à existência, ao longo dos tempos, de um estado hegemônico considerado império, cujo líder é o imperador da vez, ainda que eleito democraticamente. Diversas histórias nos mostram o quanto o império destrói ou, no mínimo, desconstrói as nações invadidas e dominadas, por décadas, séculos e até mesmo milênios, tendo como pressuposto o seu interesse.

Tal qual naquele tempo, hoje nossas fontes de informação também são facilmente controláveis pelo império e, como era antigamente, é natural a tendência daqueles que estão sob o seu domínio olharem tudo a partir de um mesmo prisma, a maioria sem perceber o controle que recai sobre si.

O Império Chinês é o mais longo da história e teve início dois milênios antes de Cristo e, supostamente, teria encerrado seu reinado no século passado. Porém, se você perguntar a qualquer habitante de Taiwan hoje, ele certamente dirá que a China nunca deixou de ser um poderoso império.

A propósito, a China não é o único império da atualidade e isso é latente entre nós.

O Imperialismo norte-americano, assim entendido desde 1898, é o mais sanguinário e invasor, o que mais rouba, explora, que impõe a pobreza, a fome e a divisão entre os povos do mundo, sobretudo no contexto atual.

É o Império dos Estados Unidos que tem a maior frota naval de guerra e a maior reserva de ogivas nucleares. É também quem domina hegemonicamente as fontes de informação do Mundo Ocidental.

Você sabia disso?!

Por óbvio, não interessa ao império que seus súditos tenham clareza de sua subordinação, tampouco que compreendam que, ao defender os interesses do império, estão automaticamente contrariando os interesses do seu próprio povo.

Idolatrar o império é prostrar-se como um sabujo, mas isso você não lê por aí.

A verdade sobre essa realidade só não é maior do que a facilidade com que se a desconstrói, por absoluta repetição de que não passa de uma teoria conspiratória.

Que Deus me livre dessa loucura!

Sicredi
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte