Fale com a gente
Sicredi

Colunas

Quem são os seus amigos necessários?

Continuamos falando de amizades e a importância delas para nossas vidas

Publicado

em

rafael rafa helfenstein
Gramado Presentes

Olá, amigos do Portal Rondon! Todos felizes com o aumento (ainda que pequeno) da temperatura? Haha!

Hoje seguimos analisando e entendendo melhor sobre os níveis de amizade, e nesta sequência, hoje é dia de falarmos dos Amigos Necessários!

Academia Meu Espaço

Já entendemos a importância vital das amizades em nossas vidas, trazendo alegria, apoio emocional e troca de experiências. Também já entendemos que é importante reconhecer que nem todas as amizades são construídas com a mesma profundidade.

Aqui podemos de forma breve resumir do que se tratam os Amigos Necessários: pessoas em quem podemos confiar para resolver certas tarefas e conviver, sem a necessidade de compartilhar segredos profundos ou desenvolver uma relação íntima. Esse é o último estágio de amizade antes de chegarmos nos Amigos Íntimos.

Veja bem, diferente dos amigos estratégicos, que podemos chamar de amigos de temporadas, que cumprem uma função temporária, os amigos necessários são aqueles com quem podemos contar e permanecem para compartilhar situações do dia a dia, seja ajudar com uma mudança, cuidar de um animal de estimação enquanto estamos fora, fornece conselhos profissionais, chamar para o churrasco de domingo e por aí vai. Ou seja, se aquela amizade de ocasião gerar um vínculo que você percebe ser saudável o suficiente para fazer parte de mais ocasiões, com maior frequência e proximidade, então podemos dizer que um amigo estratégico “subiu de nível” para o andar de amigos necessários.

Por exemplo, considere um colega de trabalho com quem você tem uma relação amigável, mas não íntima. Vocês podem contar um com o outro para realizar projetos, compartilhar informações relevantes e colaborar de forma eficaz no ambiente de trabalho. Outro exemplo poderia ser um vizinho com quem você desenvolveu uma boa relação. Vocês podem contar um com o outro para cuidar das plantas durante as férias, ajudar na manutenção da casa.

O exemplo que eu mais gosto está no livro Especialista em Pessoas, do Tiago Brunet, que utilizo como base para esses textos. Você se lembra dos seus amigos de infância e da juventude? Provavelmente sim, eu me lembro dos meus. Tenho alguns com os quais converso frequentemente sobre futebol, filmes e memes da internet e eventualmente até fazemos aquele churrasco para bater um papo. Isso não quer dizer que eu conte todos os meus segredos íntimos para ele.

Amigos necessários são aqueles que nos fazem rir, que nos geram boas conversas sobre diversos assuntos, que tornam o ambiente e o momento mais agradável, mas não quer dizer que sejam pessoas em quem você deposita 100% de confiança para falar sobre suas questões mais íntimas e pessoais.

Então o que é que separa o amigo necessário do amigo íntimo? É o que chamamos de DIA MAU!

Sabe quando chega aquele dia em que tudo que podia dar errado deu? O resultado do seu exame foi um diagnóstico ruim, você sofreu um golpe e ficou sem grana, quando você foi mandado embora do seu emprego mesmo tendo se esforçado? Nesses dias de angústia e dificuldade reserve um pouco de tempo para observar quem ficou ao seu lado. Pronto. Geralmente podemos contar nos dedos essas pessoas e talvez agora você já esteja até pensando em alguma delas.

E como fazer então para definir quando um amigo necessário passa para o estágio de amigo íntimo? Testes. Você pode estar se perguntando: fazer testes com amigos? Exatamente. Falando assim parece algo mais cruel do que realmente é. Veja: você se relaciona muito bem com um dos seus amigos e está pronto para colocá-lo no nível de amigos íntimos. Faça um teste. Compartilhe um “segredo” seu que não vai te prejudicar em absolutamente nada, dê algum tempo e preste atenção se esse “segredo” se torna público ou continua apenas entre vocês. Sabendo o resultado desse teste, tenho certeza que você já identificou se é o momento de avançar ou de continuar na mesma esfera de amizades com essa pessoa, não é mesmo?

Bom, no próximo textos vamos nos profundar nas características dos amigos íntimos e em mais formas de identificá-los e selecioná-los. Por enquanto, aproveite cada amizade em seu determinado estágio. Não é porque uma amizade não é 100% íntima que você não pode confiar nas pessoas. Cuide do seu coração e da sua boca, compartilhe apenas o que é necessário a cada um saber e quando saber e assim você terá mais controle na gestão das suas emoções em relação aos outros.

Forte abraço e uma linda semana a todos! Nos vemos semana que vem!

refran
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte