Fale com a gente
D Marquez

Diálogos

“Você gostaria que eu me lançasse a pré-candidato a deputado estadual aqui no Diálogos?”, brincou Moacir

Assista pela página do Portal Rondon no Facebook

Publicado

em

FOTO: Mariana Helfenstein Rosa
Imobiliária Maurício Vazquez

Neste sábado (19), o jornalista Fernando Nègre recebeu Moacir Luiz Froehlich para um bate-papo através do podcast Diálogos.

O convidado é ex-prefeito de Marechal Cândido Rondon e atualmente vereador, eleito em 2020 com 1007 votos.

Family Pets

Natural de Santo Cristo, Rio Grande do Sul, Moacir chegou ao município rondonense em 1967.

Ele é engenheiro agrônomo formado pela Universidade Estadual de Maringá. Foi diretor do Departamento de Agricultura entre 1986/1988, secretário de Agricultura entre 1993/1996, vereador entre 1997/2000, período em que também foi secretário de Obras. Foi chefe regional da SEAB/Toledo entre 2003/2008. De 2009 a 2016, Moacir foi prefeito de Marechal Cândido Rondon.

Durante a entrevista, Fernando e Moacir conversam sobre a atuação do vereador no presente mandato. Para Froehlich voltar a subir a “escadinha do homem público” está valendo a pena.

“Me senti com força e energia para subir a escada de novo. As pessoas entenderam que eu tinha energia e conhecimento para estar na política rondonense e por isso me elegeram”, iniciou Moacir.

Ele foi eleito para vereador em 2020 com 1.007 votos e diz que não se decepcionou com o número.

“Individualmente todos nós fizemos poucos votos. […] Eu sempre disse que não teria vereador de 2 mil votos pelo momento que vivemos […] Olhe os candidatos mais votados, todos fazem parte da atual administração”.

Ele também comentou sobre sua atuação no Poder Executivo.

“Quando nós assumimos, a expectativa dos rondonenses era imensa. Tínhamos que dar resposta. Nos davam prazos para a realização das obras, como a ciclovia para o frigorífico de aves, o ginásio”.

Moacir responde alguns processos após seus dois mandatos.

“O importante é que eu não tenho condenação.”, comentou.

O jornalista pediu para que Moacir fizesse uma avaliação do atual governo municipal, do prefeito Marcio Rauber.

“Os problemas crônicos antigos, nós resolvemos […] Quisera eu também ter só feito asfaltos”, comentou. “Com os recursos que Marechal Cândido Rondon tem, a administração atual pode fazer mais”.

O ex-prefeito rondonense fez questão de citar os trechos pavimentados para lembrar os munícipes de suas obras e daquelas que deixou em andamento. “Ainda podemos citar a questão da saúde, o teatro municipal, o reuso da água, a rede de esgosto. Essas obras a população esquece. E a administração atual também não vai ficar citando essas obras”.

Marechal Cândido Rondon já perdeu 103 munícipes para a Covid-19. Quando questionado se seria possível ter melhores resultados e menos vidas perdidas, o vereador disse que é muito complicado falar a respeito disso.

“Eu não me permito entrar nesse julgamento […]. Não posso te afirmar. Eu também passei por uma catástrofe durante o meu mandato, que foi o tornado. Naquela época, passei a noite inteira na prefeitura, só que aquilo era uma coisa finita, em um ano quase não se via mais onde passou o tornado […] A secretária de Saúde está indo bem, mas não poderia afirmar se daria para salvar mais vidas diante do quadro nacional”.

Nacionalmente, Moacir acredita que o padrão de condução da situação deveria ser um pouco diferente. Ele acredita que daqui cinco ou seis anos “ainda vamos acompanhar processos que gestores vão sofrer por parte de famílias que perderam vidas para a Covid-19”.

Além disso, Moacir foi questionado sobre o futuro do MDB (Movimento Democrático Brasileiro) em Marechal Cândido Rondon e no Paraná.

“Toda vez que o partido tem uma disputa interna, desagrega […] Mas acho que é possível reagrupar. […] E vejo a possibilidade de, nas eleições de 2024, este grupo propor um trabalho mais amplo e de mais realizações para Marechal Cândido Rondon”.

Moacir disse ainda, na entrevista, que ele é um dos nomes à disposição para o cargo de prefeito de Marechal nas Eleições 2024.

Sobre as Eleições 2022, Moacir disse que poderia desconversar sobre o fato do atual prefeito rondonense ser pré-candidato a deputado estadual. “Ele tem viabilidade dentro da linha que eu enxergo. Tem uma votação recente, tem a prefeitura e tem gente para fazer a campanha […] Mas ele já deveria estar conversando com lideranças e vai depender do grupo.”

Quando questionado se também pretende se lançar a essa candidatura, Moacir deixou claro que não vê possibilidade.

“Você gostaria que eu me lançasse a pré-candidato a deputado estadual aqui no Diálogos?”, brincou Moacir. […] Mas não o farei. Historicamente para ser um deputado eleito pelos munícipes rondonenses, precisa ter a Prefeitura de Marechal Cândido Rondon na mão […] ou um apoio forte dos municípios lindeiros.

O vereador disse que acha muito difícil um candidato se eleger sem estar na prefeitura.

No cenário nacional, Moacir acredita que as Eleições de 2022 para a presidência serão complicadas. “Vamos tomar bastante cuidado. Analisar o que vem de bom e não participar de campanhas extremistas”.

“Dos nomes que estão sendo elencados, o Huck poderia ser um nome emergente sem um histórico político […] Os outros não têm mídia. […] Não vejo alguém que tem condições de uma ascensão rápida”.

Diálogos aborda os aspectos mais importantes sobre o desenvolvimento do município e da região Oeste do Paraná.

Assista a entrevista completa na página do Portal Rondon no Facebook.

E, lembrando que, a partir das 17 horas, o podcast é disponibilizado nos principais tocadores: Spotify, Dizzer, Amazon Music, Castbox.

refran
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte