Fale com a gente
Clube Náutico

Diálogos

“Estou vivenciando uma experiência muito boa”, diz Cristiano Metzner no Diálogos

A partir das 9 horas você pode interagir com o convidado

Publicado

em

Cristiano Metzner (Suko) e o jornalista Fernando Nègre | FOTO: Mariana Helfenstein Rosa
Prefeitura Dengue Março 2024

Cristiano Luis Metzner, popular Suko, participa do Podcast Diálogos, neste sábado (10).

Natural do município rondonense, aos 41 anos, ele exerce o mandato de Vereador Titular da 15ª Legislatura (2021 – 2024), em Marechal Cândido Rondon.

Portal Facebook

Residiu até 1998 em Santa Helena e voltou a Marechal para estudar. Aqui se formou em Educação Física, em 2002. Concluiu sua pós graduação em Atividade Física direcionada à Promoção da Saúde, em 2007. E no ano de 2016 se tornou Mestre em Desenvolvimento Rural sustentável. Todas as formações pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Suko é casado com Jodelly Gruber Metzner. É pai do Max Gruber Metzner (10anos) e da Pietra Gruber Metzner (2anos).

Cristão, evangélico, congregando na Igreja de Deus – Ecos da Liberdade. Tem dois irmãos e uma irmã. Ao Portal Rondon, Suko contou que em casa sempre tinha tarefas que deveriam cumprir à risca. Mesmo morando na cidade, criávamos galinha, coelho, porco e cultivávamos uma grande horta. Aos 10 anos de idade, Suko começou a ajudar na empresa iniciada pelos seus irmãos Carlos e Claudio Metzner, na área de Serigrafia e comunicação visual. Lá ficou até ir para a faculdade.

Seu pai, Pedro Metzner, foi contador e empresário do ramo alimentício e sua mãe, empresária do lar e do comércio de alimentos. Hoje, ela ainda ajuda na loja da irmã de Suko, a Carla, que é nutricionista, em Santa Helena. Seu irmão Claudio é morador de Marechal Cândido Rondon desde 1990, e foi um dos responsáveis por Suko estar em Marechal hoje.

Depois de formado em Educação Física, Cristiano atuou nas indústrias rondonenses com projetos de Ginástica Laboral. Também trabalhou como professor de educação física em escolas, personal trainer e treinamento desportivo com futsal e voleibol. Por nove anos trabalhou na área de vendas em uma indústria rondonense.

De 2017 a 2020, Suko foi Secretário de Esporte e Lazer no município.

Para Cristiano Metzner, Marechal Cândido Rondon é uma “cidade fantástica e com potencial humano incrível”.

Suko, fez 807 votos nas eleições 2020, foi o sexto dos sete candidatos a vereador eleito pelo Democratas nas eleições municipais. Muita gente já apostava na sua eleição e ela se realizou. São 6 meses de trabalho intenso na Câmara Municipal.

“Estou vivenciando uma experiência muito boa. […] No passado eu era averso a política. Minha vida na política iniciou em 2017 quando eu fui à Câmara de Vereadores assistir à posse dos vereadores e, no outro dia, recebi o convite do prefeito Marcio Rauber para ser secretário de Esporte e Lazer […] O trabalho tem sido bastante intenso nesses primeiros meses de 2021”.

Parte da população e principalmente os personagens dos bastidores da política consideram Suko o vereador do esporte. Ele afirma que esse rótulo não o incomoda. “Eu vim do esporte. Foi o grupo que me abraçou e uniu forças para que eu pudesse chegar onde estou”. Mas seu trabalho é expressivo em diversas áreas importantes, como na mobilidade urbana e no desenvolvimento econômico.

Na assistência social, inclusive, recentemente, Cristiano foi conversar com moradores de rua para tentar orientá-los. Foi destinado um local no parque de exposições para estas pessoas.

“Até à Agência do Trabalhador eles foram tentar procurar um emprego esta semana. […] É fantástico ver que eles estão tentando mudar de vida”.

Trabalhar em todas as áreas, segundo Suko, vem de encontro com o que aprendeu desde pequeno na igreja, que é o servir, não dá para trabalhar só em uma área. “A gente representa o povo que traz outras demandas”.

A pandemia do novo coronavírus ceifou mais de 531.000 vidas. Em Marechal Cândido Rondon perdemos mais de uma centena de vidas para a Covid-19. Suko lembra os esforços do prefeito Marcio Rauber e da secretária Marciane Specht.

“As ações foram bem feitas. Mas eu vejo que Marechal descambou [nas mortes pela Covid-19], especialmente por nós culparmos os políticos por corrupção e promovermos pequenas corrupções no dia a dia: levamos a família toda no mercado, participamos de festas clandestinas […] É muito sério, muito grave, muito triste […] Todo mundo precisa entender que nós devemos fazer a nossa parte […]”.

Outro debate importante ocorrido nos últimos meses é a instalação de novas praças de pedágio no Estado do Paraná, inclusive na nossa região. O Governo do Estado e o governo federal chegaram a um acordo, mas nos bastidores há muita desconfiança em relação a publicação do edital.

“A partir do momento que sair esse edital, temos que ficar em cima […] Temos que ficar atentos, discutir esse assunto para que não sejamos prejudicados […] isso vai impactar a nossa região […] Por vezes eu acho que estão amarrando o Brasil […] O valor do pedágio repercute em todos os produtos. Precisamos brigar por essa causa e […] acompanhar de forma muito séria esse assunto […] Quero acreditar nesse custo menor”.

O grupo político formado pelo partido de Cristiano Metzner, o Democratas, o PL e outros partidos menores, tem alguns pré-candidatos a deputado estadual. Entretanto, há uma expectativa maior sobre o nome do prefeito Marcio Rauber. Sobre esse assunto, Suko diz que acompanha e torce por ele e o ajudaria por entender a importância do grupo, mas sabe que ele precisa buscar mais apoio fora, porque a definição de Marcio Rauber como candidato passa para um contexto regional.

Eu sempre falei para ele ‘Marcio, você tem perfil, você é o cara que tem que ser nosso representante lá na frente’. […] Mas se a gente não se unir regionalmente, pensar e se ajudar num nome, nós não vamos eleger ninguém de novo […] um vai matar o outro”.

Este é um resumo da conversa do jornalista Fernando Nègre com o vereador Cristiano Metzner (Suko). Você pode assistir ao podcast completo na página do Portal Rondon no Facebook e também pelo nosso canal no Youtube, cujo link está na Home do site.

A partir das 17 horas, a entrevista é disponibilizada nos principais tocadores de áudio no formato de podcast.

Sicredi
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte