Fale com a gente
Sicredi

Diálogos

“Quero acreditar que as pessoas saberão valorizar quem é daqui”, diz Anderson Bento Maria no Diálogos

Você pode assistir ao programa completo no Facebook e também no Youtube

Publicado

em

Anderson Bento Maria e o jornalista Fernando Nègre | FOTO: Mariana Helfenstein Rosa
lift training

Hoje (03), o Podcast Diálogos recebe Anderson Bento Maria. Técnico em contabilidade, Arquiteto e Urbanista

O ex-prefeito de Maripá nas gestões 2013/2016 e 2017/2020, e pré-candidato a deputado estadual no Paraná participa do bate-papo sobre a política da região Oeste, do Estado de forma geral e do país, guiado pelo jornalista Fernando Nègre.

Müller Contabilidade

Anderson é empresário, foi presidente da Amop na gestão 2018/2019 e, ainda, assessor parlamentar de José Carlos Schiavinatto, neste ano de 2021.

Anderson acabou de encerrar uma jornada de 8 anos frente à Prefeitura de Maripá. Ele terminou esse período muito bem avaliado pela população e, como consequência, elegeu seu sucessor Rodrigo Schanoski. Ele não tem feito parte da administração nem das decisões que são tomadas para o município.

“Fui me preparando nos últimos seis meses do mandato para que a minha cabeça e meu corpo pudessem se desligar desses afazeres. […] Acho que estou superando bem tranquilamente essa fase”.

Para Anderson o fato mais marcante de sua carreira foi a reeleição.

“O município de Maripá não tinha histórico de reeleição. […] E nos últimos oito anos, a classe política tem tido um descrédito por parte da população de maneira geral. […] E daí você terminar teu primeiro mandato, participar de um processo eleitoral e sair vencedor com quase 73% dos votos é muito gratificante”.

O nome do ex-prefeito de Maripá já circula, desde fim do seu mandato como prefeito, como pré-candidato a deputado estadual. Na entrevista, ele explica como foi o processo para tomar essa decisão…

“No final do ano passado eu tive o privilégio de ser convidado pelo deputado Schiavinatto para fazer parte da sua equipe […] Essa curta caminhada de praticamente três meses ao lado dele, eu já dizia da vontade que eu tinha de participar de um processo eleitoral em 2022 e fomos construindo isso através do diálogo […] e aí aconteceu algo o que nunca passou pela nossa cabeça perder Schiavinatto. Daquele momento em diante eu me resguardei […] e nos últimos dias estive na capital do Estado para fazer um realinhamento do que podemos oferecer para a região Oeste do Paraná voltei focado neste projeto de ser deputado estadual”.

Muito se especulou que Anderson poderia mudar de partido, principalmente quando assumiu funções no gabinete do deputado Schiavinato. Mas, segundo ele, isso não vai acontecer. Anderson Bento Maria é pré-candidato pelo Cidadania, partido no qual está há 15 anos. Ele não cogita mudar de partido, e ressalta “é o partido que me considero em casa, partido de credibilidade”, ele disse.

Em 2018 o Oeste do Paraná perdeu representatividade na Assembleia Legislativa. Para o jornalista Fernando Nègre, a microrregião dificilmente vai conseguir recuperar esse espaço, principalmente pelo número de pré-candidatos que estão colocando seus nomes à disposição. Mas, Anderson acredita que isso não vai se repetir.

“Acho que serviu de aprendizado […] Acho que não vai mais acontecer o que aconteceu em 2018 […] do voto sair da região Oeste do Paraná e ir para candidatos de outras regiões. Temos que vender isso daqui para frente para a população. A importância de valorizar quem é da casa […] São essas pessoas que estão aqui todos os dias […] Eu quero ser um deles […] Quero acreditar que as pessoas saberão valorizar quem é daqui”.

Maripá foi notícia nacional recentemente após declaração homofóbica do vereador Donaldo Seling sobre o ator Paulo Gustavo. O Cidadania definiu pela expulsão do vereador. Anderson disse que a situação foi bastante delicada no município devido a essa situação. “Quero acreditar que ele já se arrependeu […] Lamentamos esse fato. Quem conhece o partido sabe que ele tem postura, tem ética […] e essa foi uma decisão tomada pelos 50 e poucos membros do diretório estadual”.

No Paraná o debate mais quente do ano até o momento é em torno das novas praças de pedágio. Ratinho e Bolsonaro anunciaram um acordo, após intensa pressão do setor produtivo. Entretanto, há temores de que o acordo não seja cumprido, pois, a outorga onerosa teria apenas mudado de nome para calção.

“Sabemos que essa já é uma discussão de longa data. Essa discussão começou aqui no Oeste do Paraná e depois se expandiu para outras partes do Estado. […] Sou a favor da menor tarifa […] e é isso que vou continuar defendendo […] Ainda não é claro o que vai acontecer […] Mas não dá para concordar com uma praça de pedágio entre Toledo e Cascavel, isso é um absurdo”.

Vivemos a pior tragédia humanitária da nossa história, são mais de 540 mil mortes em decorrência da  Covid-19.

“É um momento que nunca imaginávamos presenciar […] Me recordo muito bem quando tudo começou […] estávamos preparando o aniversário do Município de Maripá […] Olha o tamanho da nossa inocência […] ainda acreditávamos que 30 dias depois tudo ia ser superado […] hoje estamos com 1 ano e 4 meses com idas e vindas, picos [da pandemia], ninguém imaginava… Aqui eu quero reconhecer o trabalho dos prefeitos por terem que tomar decisões rápidas […] que muitas pessoas não souberam compreender […] e parece que não tem fim nunca […] como gestor é difícil lidar. Não estávamos preparados para uma pandemia […] É uma situação muito delicada, um aprendizado para todo mundo”.

Nas Eleições de 2022, apesar de outros três votos (deputado, governador e senador), o que acarreta maior expectativa é a eleição presidencial. O cenário parece estar polarizado. Anderson acredita que essa polarização seria ruim porque se induz as pessoas a votarem aqui ou ali.

“Dizem os especialistas que até o final do ano muita coisa vai mudar. […] O país é gigantesco [..] teria condições de ampliar esse debate e quem ganharia com isso é a população […] Vamos dar tempo ao tempo e aguardar”, finalizou Anderson Bento Maria.

Este é apenas um resumo da entrevista de hoje (17). Você pode assistir ao programa completo na página do Portal Rondon no Facebook e também através do Youtube a partir das 9 horas. O link do vídeo também é disponibilizado na Home do site.

A partir das 17 horas, o podcast é disponibilizado nos principais tocadores de áudio: Spotify, Dezzer, Amazon Music e Cast Box.

Sicredi
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte