Colunas
Psicologia das cores em quartos infantis: qual a cor certa a se usar?
Você sabe como as cores podem ajudar no desenvolvimento da criança?
Hoje vamos falar sobre a psicologia das cores e como usar as cores certas nos quartos infantis.
Antes de tudo, é importante entender como as cores podem influenciar no nosso comportamento. As cores podem despertar sensações no corpo humano, estimulando tanto fisicamente quanto psicologicamente, elas influenciam nossas ações, pensamentos e até mesmo na nossa concentração. Interferindo no nosso bem-estar, e no modo em como vamos interagir no ambiente que estamos inseridos.
As cores também podem ajudar no desenvolvimento cognitivo e social das crianças, despertando a comunicação, criatividade, transmitindo segurança e as ajudando a descobrir sua identidade, quando usadas de forma correta nos ambientes.
Então qual a cor certa para usar nos quartos infantis? Com o intuito de criar um ambiente relaxante e sereno, as cores ideais são tons claros de azul, verde e lilás, que transmitem tranquilidade e aconchego à criança:
- O azul claro vai transmitir harmonia, calma, tranquilidade, serenidade, estimula o pensamento e alivia o estresse:
- O verde claro desperta o sentimento de calma, aconchego, harmonia e equilíbrio:
- O lilás claro transmite calmaria, relaxamento, e é a cor da intuição:
Por outro lado, em ambientes onde a criança irá socializar, como por exemplo, as brinquedotecas e salas de estudo, a cor laranja e o amarelo são uma boa escolha. Essas cores vão estimular a sociabilização, a criatividade, produtividade e promovem a concentração, fazendo com que a criança consiga se desenvolver, socializar, e estimular sua imaginação.
Qualquer dúvida ou sugestão para as próximas matérias é só me chamar no Instagram @eng_stefanifss
Nos vemos por aqui…