Fale com a gente
Sinatep curso

Geral

Portal Rondon completa um ano sob nova direção e se consolida como um dos principais sites do Oeste do Paraná

O Portal Rondon fechou o ano de 2021 com 4,5 milhões de visualizações

Publicado

em

FOTOS: Samanta Vorpagel/Portal Rondon
lift training

Um trabalho iniciado praticamente do zero, sem atualização, sem clientes… este era o Portal Rondon no começo de 2021. O site estava fora do ar há pelo menos cinco anos depois de praticamente dez anos de fundação. Era preciso um trabalho com muita dedicação para lembrar as pessoas de um domínio conhecido, mas que estava esquecido.

Mesmo digitando www.portalrondon.com.br na barra de navegação, não se encontrava o site.

tryideas

Josoé Pedralli juntou sua experiência em administrar empresas com o conhecimento comercial e jornalístico de Fernando Nègre e, timidamente, na metade do mês de janeiro de 2021, o trabalho frente ao Portal Rondon foi iniciado.

As projeções mantinham o pé no chão. Muitas eram as ideias e havia uma certeza: o Portal Rondon precisava de uma nova plataforma para oferecer melhor navegabilidade aos internautas e um visual mais atraente para ser apresentado aos futuros anunciantes.

Tioni de Oliveira, profissional da área de design de sites, foi chamado para esta missão. Ele auxiliou na criação de um novo site com uma cara moderna… Um site dinâmico, de fácil navegação, onde as publicidades têm espaços grandes, são bem vistas e se destacam, possibilitando uma divulgação mais efetiva da marca de cada cliente. Depois de alguns dias, Tioni entregou a nova plataforma do Portal Rondon, e no dia 28 de janeiro ela entrou no ar.

A redação do Portal Rondon começou a funcionar no dia 1º de fevereiro numa ampla sala quase vazia no Condomínio Morada do Sol, em Marechal Cândido Rondon. Com um computador e um celular, o site começou a ser alimentado com notícias regionais e de impacto nacional sob responsabilidade da redatora Mariana Helfenstein Rosa.

“Desde o início, o nosso foco é o jornalismo de credibilidade e de forma totalmente imparcial. É isso que fez esse projeto dar tão certo”, relata Pedralli.

No primeiro mês sob nova direção, o site Portal Rondon teve 20 mil acessos. A Covid-19 era o assunto de maior impacto. Milhares de mortes e o governo começava a adquirir vacinas. Enquanto isso, a direção do Portal Rondon adquiria equipamentos, mesas, cadeiras… a “redação de vidro” foi ganhando adesivos de identificação. E quem passava pelo local diariamente, percebia que a redação ia evoluindo mês a mês.

Em meio a tantas fake news espalhadas, o Portal Rondon se preocupava em divulgar a verdade sobre os fatos e os internautas notavam a qualidade do conteúdo. Assim, o site foi crescendo em visualizações. Em março, em meio a manifestos a favor da vacina para todos, correntes de oração eram realizadas e ainda se tentava fazer as pessoas acreditarem no perigo que era a Covid-19 e que a única forma de combatê-la era com as medidas de prevenção e a vacina. O Portal Rondon ia, devagar, se destacando em suas produções e o número de visualizações no site já havia pulado para a casa dos 160 mil.

O mês de abril chegou. A vacinação no Brasil caminhava em passos lentos, professores com medo de ir para a escola… Estávamos no mês mais letal da pandemia desde março de 2020. O número de pessoas que perdiam a vida para a Covid-19 crescia assustadoramente, entristecendo a população de um mundo inteiro. O Portal Rondon chegava novamente a uma nova marca: a de 320 mil visualizações, o dobro do mês anterior.

Após a compra de câmeras, cadeiras, mesas e microfones, em maio, iniciou o podcast Diálogos, um programa para falar de política. Apresentado por Fernando Nègre, com operação de Elio Welter, e atualmente de Samanta Vorpagel, coordenação digital de Mariana Helfenstein Rosa, edição de áudio de Bruno Pacheco, foi um grande sucesso. Além de estar presente nas redes sociais, ele está nas principais plataformas de áudio. A primeira temporada foi encerrada em dezembro, com a entrevista do ex-governador do Paraná, Roberto Requião. Durante o ano, foram entrevistados todos os vereadores rondonenses e os políticos mais proeminentes da região, como o prefeito de Toledo Beto Lunitti, deputados estaduais Ademir Bier e Professor Lemos e os deputados federais Rubens Bueno e Zeca Dirceu.

Paralelamente, foi iniciado o programa Direto da Redação, com entrevistas sem data marcada ou pré-agendadas, com o intuito de colaborar com a comunidade na divulgação de projetos e ações.

E o Portal Rondon foi avançando… se destacando, principalmente na construção de matérias elaboradas, reportagens especiais, trazendo o rondonense para dentro do site, sem tornar o site apenas policial… As reportagens mostravam a capacidade da redação em levar conhecimento e entretenimento. Assuntos relacionados à saúde, fatos cotidianos divertidos, temas mais delicados, e curiosidades como o possível aparecimento de alienígenas na região faziam com que mais e mais pessoas se interessassem em acessar o Portal Rondon e diferentes públicos eram atraídos.

Nem Pedralli e nem Fernando imaginavam que o site cresceria tanto no seu primeiro ano sob a direção deles. O Portal Rondon fechou o ano de 2021 com 4,5 milhões de visualizações, 700 mil só em dezembro.

Atualmente, a equipe do Portal Rondon é formada pelos sócios Josoé Pedralli e Fernando Nègre e pela redatora Mariana Helfenstein Rosa e pela assistente de redação Samanta Vorpagel.

É um novo ano… Todos os números demonstram que o Portal Rondon se consolidou como um dos principais sites de notícias da região Oeste do Paraná.

“Foram muitas conquistas e há grandes planos para 2022 e 2023”, comentam os diretores.

Hoje o site é referência em Marechal Cândido Rondon. Isso se deve ao trabalho e dedicação da equipe do Portal Rondon que trabalha focada em fornecer o melhor conteúdo para os internautas.

Bonni Restaurante
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte