Fale com a gente
refran

Manifestação

Rondonenses se mobilizam em prol de vacina contra a Covid-19 gratuita para todos

A equipe de jornalismo do Portal Rondon acompanhou a movimentação

Publicado

em

|FOTO: Elio Welter/ Portal Rondon|
lift training

Uma mobilização foi realizada em Marechal Cândido Rondon. Hoje (27), manifestantes se reuniram em frente ao lago municipal para prosseguir com uma carreata pela cidade pedindo vacina já e grátis à toda a população.

A equipe de redação do Portal Rondon fez a cobertura jornalística acompanhando a movimentação. A carreata passou pelo principal cruzamento de Marechal Cândido Rondon, a rotatória das avenidas Maripá e Rio Grande do Sul, onde nossa equipe registrou ao vivo a passagem dos manifestantes.

Academia Meu Espaço

O ato, teve como pauta a defesa do acesso à vacina para todos e seguiu todas as normas de segurança, de modo a evitar possíveis contágios pela Covid-19. A iniciativa surgiu a partir de cidadãos comuns e entidades sindicais, estudantis e populares que estão sofrendo os impactos da pandemia no seu cotidiano e estão preocupados com o futuro.

Gilberto Calil, professor da Unioeste, fala sobre o movimento.

Atualmente, o Brasil tem 307 mil mortes registradas em decorrência da Covid-19 e 12,4 milhões de casos ativos. O movimento também busca conscientizar as pessoas sobre a importância das medidas preventivas, disse Daniel Rodrigues.

No Brasil, a vacinação começou no dia 17 de janeiro. Até agora, pouco mais de 12 milhões de pessoas foram vacinadas e a população estimada do Brasil ultrapassa 211 milhões. Aliado a este cenário e ao negacionismo, existe ainda uma enorme pressão contra medidas restritivas, que são as formas mais eficazes de frear o vírus.

Professores têm sido criticados e atacados devido às aulas remotas, mas também precisam de segurança para voltar à sala de aula, por isso, participam do manifesto. A professora Iracema Paiva Nardi conversou com a equipe do Portal Rondon.

A manifestação foi organizada por pessoas de diferentes classes sociais e partidos. Lair Bersch, presidente do PDT de Marechal, diz que esse é o momento de todos se unirem pela mesma causa.

Dezenas de rondonenses se reuniram em frente ao lago municipal com seus veículos para iniciar a carreata percorrendo os bairros.

A grande intenção do ato era conscientizar todas as pessoas sobre a importância da vacina e obter o maior número de apoiadores possível para que os governantes percebam que a população sabe dos seus direitos e reconhece a necessidade da vacinação em massa, que ajuda não só na promoção da saúde, mas na recuperação da economia brasileira. Roseni Trindade e Rafael Anderle lembram que o tratamento precoce não funciona, como já disseram os médicos.

O professor da Unioeste, Wilson Zonin, coordenador da pós-graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável também participou do manifesto. Ele lamenta a situação em que o Brasil se encontra e pede cuidado à população, pois, assim como o vírus mata, negar a existência dele causa sérios riscos à saúde pública.

Muitas pessoas conversaram com a equipe do Portal Rondon demonstrando preocupação com o cenário atual em que o Brasil se encontra devido a pandemia do coronavírus. Edson Luiz Zanchetti, que está participando com a esposa e o filho, fala sobre a importância de pressionar os governantes para a compra das vacinas.

A carreata passou pelos bairros e os manifestantes usam gravações em carros de som para explicar a importância do movimento aos rondonenses.

No roteiro da carreata estavam aproximadamente 18 ruas, entre o centro e os bairros. Os manifestantes passaram pelo Botafogo, Primavera, Augusto, Sol Nascente, Ana Paula e São Lucas. Todos os participantes respeitaram as leis de trânsito e seguiram as regras de proteção à Covid-19.

Cerca de 70 veículos participaram da carreata na manhã de sábado (27).

Portal Rondon

Sicredi
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte