Fale com a gente
Tic Tac

Saúde

Sua alimentação está te levando à saúde ou à doença?

Inúmeras doenças estão diretamente relacionadas à nutrição

Publicado

em

|IMAGEM ILUSTRATIVA: Mariana Helfenstein Rosa/ Portal Rondon|
Providência

A semana de Nutrição e Saúde começou no dia 31 de março e segue até amanhã (7), com o objetivo de fazer as pessoas refletirem sobre o quanto a nutrição é significativa para a nossa saúde. Por isso, a redação do Portal Rondon conversou com o nutricionista Rafael Heinrich, de Marechal Cândido Rondon para esclarecer dúvidas e orientar aos leitores sobre a importância da saúde através dos alimentos que consumimos e colocamos à mesa para a nossa família.

Rafael começa citando que inúmeras doenças estão diretamente relacionadas à nutrição. No entanto, muitas pessoas negligenciam esse cuidado. Algumas vezes, por falta de informação e outras por achar que a nutrição não é tão relevante assim.

Family Pets
Nutricionista Rafael Heinrich |FOTO: Arquivo Pessoal|

O nutricionista faz uma linha do tempo para explicar sobre doenças que estão relacionadas diretamente com a alimentação, e que muitas pessoas não sabem.

Rafael destaca que, acontece muitas vezes, dos pais não receberem o aconselhamento ideal e então a mãe tem dificuldade de lidar com o aleitamento. “Se o bebê for alimentado de maneira equivocada pode desenvolver alterações no intestino, sobrecarga dos rins ou do fígado, entre outros problemas. Enquanto criança pode desenvolver alergias às proteínas do leite de vaca, que é relacionada com a sobrecarga intestinal. E, na vida adulta, pode ter risco maior de hipertensão, diabetes ou obesidade”, diz o nutricionista.

O profissional ainda lembra que aproximadamente 50% das crianças têm anemia e isso é reflexo da sua má alimentação. Além disso, durante a infância, se a gestão alimentar não estiver adequada, a criança pode apresentar déficit do crescimento.

“É importante que os pais procurem as orientações adequadas para introduzir a alimentação correta já na infância dos filhos, facilitando o processo”, ressalta o nutricionista.

Se houver percentuais altos de gordura e açúcar no corpo desde os primeiros anos de vida, também ocorre a puberdade prematura. “Percebemos isso com o desenvolvimento do corpo da criança. As meninas especialmente começam a menstruar muito cedo, com 10/11 anos, quando nem chegaram na adolescência ainda”.

“Na fase adulta, tendo a alimentação equivocada, a mulher pode ter síndrome de ovários policísticos e dificuldades para engravidar, e isso está diretamente relacionado ao consumo de carboidratos e açúcar”, informa Rafael.

As doenças mais comuns relacionadas à alimentação segundo o nutricionista Rafael são:

  • Hipertensão: pressão alta;
  • Diabetes: relacionada diretamente ao consumo de carboidratos;
  • Colesterol: consumo exagerado de gorduras;
  • Insuficiência renal: quando a pessoa consome altas quantidades de proteínas (carne, leite e ovos) prejudicando os rins;
  • Não exclusivamente, mas todos os tipos de câncer estão diretamente relacionados com maus hábitos alimentares: câncer de boca, de pulmão, rim, intestino, útero, ovário…

Todas essas doenças citadas não são transmissíveis, elas são crônicas, ou seja, fazem parte de um processo de envelhecimento do organismo. Por isso, uma semana inteira é utilizada para promover atividades que informem, esclareçam dúvidas, conscientizem e incentivem as pessoas a cuidarem da saúde através de seus hábitos diários.

“Essa é uma semana de conscientização e podemos encara-la como um desafio parando para refletir com o que estamos nos alimentando. Aonde nossa alimentação está nos levando? Para a saúde ou para a doença? Ninguém adoece de um dia para o outro”, enfatiza Rafael. “No decorrer da vida, precisamos nos organizar para ter bons hábitos alimentares, fazer atividades físicas, eliminar maus hábitos como consumo de bebidas alcoólicas e tabaco que levam às complicações que citamos”.

Para fazer o processo de reeducação alimentar é aconselhável procurar a ajuda de um profissional habilitado. É possível encontrar dicas de alimentação saudável na internet, em revistas ou num bate-papo com amigos. Porém, só um nutricionista tem habilidade para personalizar o seu plano alimentar. Afinal, o alimento que é saudável para um amigo pode não ser aconselhável para você. Tudo depende de cada organismo.

“Uma pessoa com insuficiência renal, por exemplo, a carambola não é aconselhável. Se você tiver hiperglicemia ou diabetes, o pão integral não é aconselhável para você, mesmo sendo integral. Pessoas com constipação intestinal, precisam priorizar alimentos com fontes de fibra, como o feijão. Esse olhar de todo o organismo, incluindo além do sistema biológico, seu histórico social e psicológico, somente o profissional habilitado tem condições de fazer.”

E se cuidássemos da alimentação sempre?

Os nutricionistas estão à disposição para que as pessoas se alimentem de maneira correta e tenham saúde. Porém, a maioria das pessoas só lembra de consultá-los quando há extrema necessidade, e isso geralmente acontece assim que a saúde apresenta declínios.

Os próprios exames de rotina e atividades físicas também são esquecidos em muitos lares. E quando um integrante da família adoece, os outros acabam lembrando da importância de cuidar da alimentação e vão em busca de alternativas para promover a saúde.

Adriana Weirich, por exemplo, começou a fazer alimentos saudáveis em casa quando o marido descobriu que estava com diabetes.

“Quando o Marcos descobriu a diabetes chegou em casa contando que precisaria cortar vários alimentos: doces, frutas, carboidratos”.

Aí começou a revolução na alimentação da família. Durante uma semana Marcos conseguiu evitar os doces. Mas, depois, decidiu ir ao mercado comprar alimentos que poderia comer… “Deixei ir, mas já sabia que ele não encontraria muita coisa”, conta Adriana.

O rondonense voltou para casa chateado. “Ele não encontrou ‘nada’. Disse que só tinha umas gelatinas, uns cereais e não era aquilo que tinha vontade de comer”, a esposa lembra.

Foi aí que a Adriana começou a pesquisar receitas e fazer cursos para ampliar as possibilidades de refeição da família. E deu tão certo que ela e o filho também aderiram à dieta, logo de cara. Hoje, no cardápio da família estão os alimentos “normais” e os saudáveis que o Marcos precisa comer.

“No começo é difícil. Para quem é acostumado a comer farinha branca, açúcar e carboidratos não é gostoso comer alimentos saudáveis. Até se acostumar demora mais ou menos um mês, depois a dieta fica fácil”, Adriana comenta.

O primeiro bolo saudável que a Adriana fez foi de amendoim. O marido, com saudade de comer doces, gostou tanto que ficou desconfiado de que tivesse açúcar na receita. Mas pode comer sem medo.

Além de ter aprovado o bolo, ele aprovou as outras receitas preparadas pela Adri. Ela fazia pães e diversos doces zero açúcar especialmente para a família.

“Em Marechal Cândido Rondon era difícil encontrar alguém que fizesse e vendesse esses alimentos. Tudo que ele tinha vontade de fazer, eu pesquisava a receita e fazia”, lembra Adriana.

Até que um belo dia, Marcos incentivou a esposa a fazer os produtos para vender. Então, ela legalizou o Tempero Mágico e hoje trabalha com encomendas semanais de doces e salgados veganos, low carb e fit, atendendo também outras famílias que buscam se alimentar de forma mais saudável.

Desafio Caça Likes

A alimentação é o principal fator para a boa saúde, mas existem outras maneiras de manter o corpo saudável, como o nutricionista citou anteriormente. Hoje, 6 de abril, é o Dia Mundial da Atividade Física. O objetivo é lembrar as pessoas que o sedentarismo auxilia para o aparecimento de doenças.

Em Marechal Cândido Rondon, a Semana da Saúde conta com uma programação especial este ano. A Secretaria de Esporte e Lazer lançou o “Desafio Caça Like no Instagram”. Para participar basta realizar uma atividade física, registrar e postar no “Feed” do app, marcando o perfil da Secretaria de Esporte e Lazer (@smelmcr). As três fotos que mais tiverem curtidas receberão brindes. O desafio encerra hoje (06).

Não é necessário se inscrever. Entre os prêmios estão dois meses grátis de academia, tatuagem, camisetas e outros. Os participantes devem ter mais de 13 anos e residir em Marechal. Em caso de empate nas curtidas em fotos participantes do desafio Caça Like, o vencedor será o participante com maior idade. O regulamento completo está no perfil da Secretaria de Esporte e Lazer, no Instagram.

Programações online

Com o objetivo de chamar atenção para a importância de hábitos saudáveis e a prevenção de doenças, a AMIC PR (Associação de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Paraná) está realizando a 11ª edição da Semana da Saúde. O evento começou ontem (05) e segue até sexta-feira (09), no formato online. A programação conta com uma série de atividades. Confira:

  • Dia 05 (ontem) – “Importância da consulta oftalmológica em todas as fases da vida” com o médico oftalmologista, doutor Diego Gulin Tolentino, no Facebook, às 19 horas;
  • 06/04 (hoje) – Boletim da TV AMIC (Youtube) sobre exames preventivos, às 19 horas;
  • 07/04 (amanhã) – “Cuidados com a saúde digestiva e hábitos saudáveis” com o médico oncologista, doutor Bruno Kunz Bereza, no Facebook, às 19 horas;
  • 08/04 (quinta-feira) – “Saúde do coração: importância da prevenção” com o médico cardiologista, doutor Walter de Assumpção, no Facebook, às 19 horas;
  • 09/04 (sexta-feira) – Boletim da TV AMIC (Youtube) sobre nutrição como aliada da saúde, às 19 horas.

Portal Rondon

Sicredi
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte