Fale com a gente
Sicredi

Política

Quatro ministros do STF votam contra emendas do ‘orçamento secreto’

Ministros votaram pela manutenção da decisão da ministra Rosa Weber, que suspendeu os pagamentos. Julgamento ocorre no plenário virtual, e ainda faltam os votos de seis ministros.

Publicado

em

| Foto: Arquivo / Portal Rondon ||
Velho Oeste

Quatro ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votaram para manter a liminar (decisão provisória) que suspende as emendas de relator, conhecidas como “orçamento secreto”.

A liminar foi concedida pela ministra Rosa Weber, na sexta-feira (5). Além dela, votaram contra as emendas os ministros Cármen Lúcia, Luís Roberto Barroso e Edson Fachin.

lift training

Os ministros também votaram para que sejam adotadas medidas de transparência em relação à execução desses recursos

O julgamento ocorre no plenário virtual do STF, onde os ministros depositam seus votos eletronicamente. O prazo para manifestação do voto foi aberto na madrugada desta terça-feira (9) e vai até as 23h59 da quarta (10).

Ainda faltam os votos de seis ministros.

Emendas de relator

O “orçamento secreto” é como ficaram conhecidas as emendas parlamentares pagas na modalidade “emendas de relator”. Ao contrário das emendas individuais, que seguem critérios bem específicos e são divididas de forma equilibrada entre todos os parlamentares, as emendas de relator não seguem critérios usuais e beneficiam somente alguns deputados e senadores.

Na prática, a destinação dos recursos é definida em acertos informais entre parlamentares aliados e o governo federal. Por isso, esses repasses são alvo de críticas de especialistas.

Tic Tac
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte