Fale com a gente
D Marquez

Aprendizagem em memórias

A influência da família no Reino Encantado da Psicopedagogia

Cinco coisas importantes sobre como os pais precisam lidar com os filhos

Publicado

em

Prefeitura Dengue Março 2024

Psicopedagogia começou a perceber que por mais esforço que realizasse, alguns estudantes do Ambiente de Aprendizagem não tinham o rendimento que precisavam adquirir para crescerem no conhecimento. Ficou pensando a respeito e conversando com alguns alunos e descobriu que havia uma “diferença” na relação entre os pais e os estudantes que mais se desenvolviam. Psicopedagogia não perdeu tempo e fez um chamado. Aí vai a história…

Uma convocação foi realizada em todo o Reino Encantado da Psicopedagogia, informando que deveriam comparecer no “Grande Salão de Festas do Castelo” todos os pais e ou responsáveis pelos que estavam no Ambiente de Aprendizagem. Ou seja, todas os pais que possuíam filhos estudando.

Charles Pinturas

Chegado o “Grande Dia” o Salão de Festas do Castelo estava lindamente enfeitado com livros suspensos no “ar” presos por linhas transparentes, alguns abertos próximos a janela, cadernos distribuídos nas mesas e muitos livros de histórias. Todas as histórias eram sobre o Reino Encantado da Psicopedagogia. Cada uma das famílias poderia escolher um dos livros, de acordo com o “seu” estudante, e levar para casa. Era um presente.

O salão cheio, um burburinho e encantamento no ar… E, de repente, entra no salão, com grande estilo, Psicopedagogia. Todos pararam para olhar e não puderam deixar de observar o que mais se destacava: o sorriso! Leve, suave e contagiante. Subiu à plataforma onde estava uma estante em forma de “livro” e nela estava afixado uma pequena placa com a frase: “O amor tudo transforma!”

“Boa noite!”, disse Psicopedagogia. A resposta ecoou no salão de festas decorado: Boooooaaaaaaaa nnnnnoooooiiiiiittttttteeeeee! E uma gargalhada ressoou. Havia muita alegria. Era contagiante. Psicopedagogia então começou a dizer algumas coisas importantes para as famílias ali presentes. Uma destas famílias resolveu anotar o que Psicopedagogia disse e, agora, compartilho suas anotações:

Primeira anotação: Filho com necessidade de aprendizagem não é feio para os pais! É apenas o entendimento do Universo que compreendeu serem estes pais escolhidos para uma tarefa especial.

Segunda anotação: Pais que se amam ajudam no desenvolvimento do filho no Ambiente de Aprendizagem. Constantes debates no lar sobre “quem errou” apenas aumenta a tensão e a dificuldade da criança em perceber que não é “tão amada” quanto pensava. Isto causa um desassossego emocional intenso na vida do estudante.

Terceira anotação: Ter tempo para filhos não é “obrigação” é um “ato de amor”. Há muitos pais que se ressentem por serem “exigidos” pelos filhos para que deem maior atenção, principalmente nos estudos. Hoje o filho exige, amanhã o filho retribui com gratidão. A ausência da presença dos pais ocasiona baixo desempenho e consequentemente um não rendimento.

Quarta anotação: Pais precisam acompanhar os filhos no Ambiente de Aprendizagem. Alguns simplesmente “mandam” os filhos para a escola, mas lá não é um lugar para “deixá-los” e, sim, para entregá-los a um cuidado muito especial, a alguém especial chamado de professor.

Quinta e última anotação: Não reclame do Universo pelo seu esforço hoje com um “filho exigente”, porque o universo se esforçou para encontrar quem saiba ser grato a quem sabe demonstrar amor.

Após todas estas anotações acima, estes pais foram até a Psicopedagogia e mostraram o que haviam compreendido do encontro. Ela ficou maravilhada como aqueles pais “capturaram” o que ela havia compartilhado. Então, Psicopedagogia fez um “bilhetinho” de amor com essas anotações e entregou a cada aluno para compartilharem com seus pais. Esqueci de mencionar que o nome dos pais que fizeram as anotações são Sra. Alegria e Sr. Dedicado, eles ficaram “famosos” no Reino Encantado da Psicopedagogia por estarem sempre próximos dos filhos com dedicação e alegria.

Agora, uma pergunta ficou no “ar”. Tenho dedicação e alegria para com aquele a quem o Universo me entregou para amar? Assinale a frase: ( ) Eu tenho ( ) Não tenho.

Feirão de veiculos motos e nautica
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte