Fale com a gente
Bonni Restaurante

Psicoterapia Integral

A saúde do corpo reflete na alma

O assunto que iremos abordar hoje é a ventosaterapia

Publicado

em

lift training

Mesmo em tempos modernos, temos a possibilidade de olharmos para o passado e aprendermos com quem nos antecedeu.  A cultura oriental tem muito a nos ensinar. Reaprender é, em nossos dias, um desafio constante e possível, uma vez que estamos vivendo conectados. Impressionante a forma como tem crescido o número de pessoas que estão procurando terapias alternativas. O assunto que iremos abordar hoje é a ventosaterapia.

A ventosaterapia é uma técnica milenar que se perde no tempo e no espaço. Consensualmente, entendemos que a China tem sido o berço dessa técnica, de onde obtemos relatos de 3000 mil anos. Igualmente os Egípcios e povos orientais aplicavam a técnica na saúde integral. Nesse período, a evolução da ventosaterapia aconteceu. No início, o material utilizado na aplicação era bambu, potes de barro e vidro, chegando até nossos dias com ventosas de acrílico.

tryideas

Os benefícios da ventosaterapia são múltiplos. Entre eles, a melhora na circulação sanguínea no local da aplicação. As ventosas criam um efeito de vácuo em pressão negativa que suga a pele, resultando em um aumento do diâmetro dos vasos sanguíneos, fazendo com que a circulação melhore consideravelmente no local aplicado. O resultado imediato é uma maior oxigenação dos tecidos, permitindo maior liberação de toxinas do sangue e do músculo com mais facilidade. Consequentemente, o alívio das dores e a sensação de prazer é perceptiva. Aumento da circulação sanguínea local associado à eliminação de contraturas musculares e pontos gatilho; fortalecimento dos vasos sanguíneos; aumento da produção de líquido sinovial dentro das articulações e relaxamento do corpo e da mente são alguns dos benefícios que a técnica produz.

O processo de sucção faz com que o cérebro seja estimulado a produzir endorfina, serotonina e substâncias analgésicas, que fazem com que o relaxamento e a sensação de bem estar local e no corpo todo. Diminuição de dores e ajuda no sono traz como consequência uma melhora no físico e no psicológico.

A ventosa pode ser aplicada em todo corpo. De maneira mais comum, aplicamos nas articulações, nas costas, abdômen e pernas. Existem aplicações faciais para pessoas que tiveram paralisia e derrames, com ótimos resultados. Também é indicada para quem sofre de cólicas severas e TPM. Para aquelas pessoas que são adeptas a estética, a ventosaterapia oferece aplicações que auxiliam na redução de medidas e na melhora visual das celulites.

Como todo procedimento técnico, existe contraindicações e exige do ventosoterapeuta preparo especializado. As contra indicações para o procedimento são: feridas abertas, varizes localizadas, câncer, gravidez, problemas hemorrágicos severos, hemofilia, trombose, fragilidade capilar, infecções, febre, convulsões e fratura recente no local a ser aplicado. Pode trabalhar com esse procedimento profissionais habilitados por curso e que utilizem material adequado.

Como psicoterapeuta, comecei observar que muitos clientes, junto com as dores emocionais, apresentavam dores físicas. A psicossomatização dos problemas revelava-se no corpo com sinais claros. Dentro dessa realidade, comecei um curso de ventosaterapia e obtive o cerificado para atuar na área, associando à psicoterapia mais uma técnica. Os resultados são excelentes, uma vez que conseguimos tratar a emoção e o corpo, trazendo bem estar.  Quem experimenta a ventosaterapia, aprova e não fica sem realizar sua sessão exclusiva. Algumas pessoas dizem que a técnica é “mágica” para o alívio de dores e tensões musculares.

Caso você tenha interesse em saber mais, entre em contato pelo Whatsapp (45) 99933-9516 ou pelo e-mail [email protected].

Atenciosamente!

Clube Náutico
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte