Fale com a gente
Tic Tac

Educação

Ratinho Jr propõe educação como atividade essencial

A volta às aulas na rede pública estadual do Paraná deve aconteceer no próximo dia 18, mesmo com a continuidade da pandemia do Covid-19

Publicado

em

Ratinho Jr: distanciamento (Foto: Valquir Aureliano)
Gramado Presentes

O governador Ratinho Júnior (PSD) encaminhou nesta terça-feira (2) à Assembleia Legislativa, projeto que inclui a educação entre as atividades essenciais. O objetivo é garantir a volta às aulas na rede pública estadual no próximo dia 18, mesmo com a continuidade da pandemia do Covid-19, em esquema híbrido, com parte dos alunos participando presencialmente e os demais de forma remota.

“Nós já encaminhamos o projeto para a Assembleia Legislativa. Nós entendemos que a educação é essencial, é importante. Nós temos recebido relatos de profissionais da área de saúde, psicologia que estão preocupados com esse distanciamento dos alunos com a sala de aula”, alegou Ratinho Jr, que participou ontem da sessão de instalação do ano legislativo, onde fez um resumo do último ano do governo. “Claro que toda essa volta está sendo planejada para que volte de uma forma gradativa, com todo o distanciamento, questões de segurança. A gente acredita que a Assembleia possa votar o quanto antes e votando a gente quer continuar com a data dia 18 para que as escolas possam voltar, entre aspas, à normalidade, levando o conteúdo para os alunos de uma forma rotativa”, afirmou o governador.

Dr. Pedro Wild

Pedágio

O governador voltou ainda a defender o modelo de concessão dos novos pedágios proposto pelo governo federal, em formato híbrido, com um limite para os descontos das tarifas, e cobrança de taxa de outorga. Deputados estaduais defendem a licitação exclusivamente pela menor tarifa.

Segundo Ratinho Jr, já há um consenso entre o governo do Estado e o Ministério da Infraestrutura, para os critérios da licitação.

“O mais importante, eu já tive várias reuniões com o ministro (da Infraestrutura) Tarcisio Freitas, e existem três pontos de convergência: transparência. Eu exigi que fosse na Bolsa de Valores essa concessão. Porque na Bolsa de Valores você tem transparência, não tem conchavo. Você consegue trazer os maiores investidores do Brasil e de fora para fazer uma disputa. E essa disputa ajuda a diminuir o preço das tarifas”, disse. “Segundo, que a tarifa também baixasse. Hoje, as projeções que estão sendo apresentadas, ela vai diminuir entre 25% a até 70% das atuais tarifas. Então vai ter uma redução grande, é claro que isso depende do trecho. E também a questão de obras. Nós queremos que as obras comecem logo no início do contrato”, afirmou o governador.

Nesta quinta-feira (4), representantes do Ministério da Infraestrutura vão à Assembleia apresentar a proposta aos deputados estaduais. O projeto prevê a concessão de 3.327 quilômetros de rodovias – 834 quilômetros a mais do que o atual traçado – e previsão de R$ 42 bilhões em investimentos, com 1.700 quilômetros de duplicações.

FONTE: Bem Paraná

Sicredi
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte