Fale com a gente
Gramado Presentes

Educação

Pesquisa e Pós-Graduação destacam Unioeste em âmbito nacional e estadual

Nos últimos três anos e meio, de acordo com a pró-reitora da PRPPG, professora Sanimar Busse, os docentes da Unioeste publicaram 14.395 produções bibliográficas, entre artigos científicos, livros e capítulos de livros

Publicado

em

FOTO: Arquivo/Portal Rondon
Academia Meu Espaço

A Pró-Reitoria de Pesquisa e a Pós-graduação (PRPPG) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) constatou que a pesquisa e pós tiveram avanços consideráveis nos seus 38 Programas de Pós-graduação (mestrado e doutorado) e nos 33 cursos de Especialização.

Nos últimos três anos e meio, de acordo com a pró-reitora da PRPPG, professora Sanimar Busse, os docentes da Unioeste publicaram 14.395 produções bibliográficas, entre artigos científicos, livros e capítulos de livros, participaram de 9.058 bancas de Mestrado e de Doutorado, orientaram 2.172 mestres e doutores, 497 especialistas e 2.159 alunos de iniciação científica. Além de desenvolveram cerca de 10.342 produtos técnicos, entre patentes, palestras, cursos de curta duração, programas de TI e relatórios de pesquisa, coordenaram 318 projetos financiados por órgãos de fomento e entidades públicas e privadas.

Charles Pinturas

No ano de 2021 foram defendidas 662 teses e dissertações, nos Programas de Pós-graduação da Unioeste. As atividades de pesquisa realizadas pelos 276 grupos de pesquisa e nos 154 projetos individuais de pesquisa, que colocam a Unioeste em destaque na condição estadual e nacional. “A produção cientifica impacta diretamente nas mudanças sociais, econômicas e culturais, por meio de ações de inovação, desenvolvimento sustentável, saúde, cidadania e educação”, explicou a pró-reitora.

Atualmente, a universidade possuí 54 projetos desenvolvidos em parceria com os municípios do Oeste e do Sudoeste do Paraná e cerca de 100 projetos com empresas. Em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), as pesquisas realizadas pelos docentes e discentes da Unioeste, destacam-se em seis objetivos. Erradicação da pobreza, Fome zero e agricultura sustentável, Saúde e bem-estar, Educação de qualidade, Inovação e infraestrutura; Consumo e produção responsáveis.

As pesquisas realizadas nos programas de pós-graduação também se destacam na área de tecnologia e inovação. Em 2021 foram publicados 1.248 artigos científicos, orientadas e defendidas 316 dissertações e teses. Contribuições na área de tecnologia e inovação. A inserção regional das pesquisas pode ser observada pela distribuição das teses e dissertações por campus.

Sicredi
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte