Fale com a gente
D Marquez

Educação

Aluna rondonense é aprovada na 1ª etapa do Programa de Intercâmbio Ganhando o Mundo

Gabrieli cursa a 1º série do Ensino Médio neste ano de 2021

Publicado

em

Aluna Gabrieli acompanhada da direção do Colégio
Gramado Presentes

A aluna Gabrieli Vitoria Schaefer, do Colégio Estadual Eron Domingues, de Marechal Cândido Rondon, foi aprovada na primeira etapa seletiva do Programa de Intercâmbio Internacional Ganhando o Mundo.

Gabrieli cursa a 1º série do Ensino Médio neste ano de 2021.

Dr Guilherme Dentista

Lançado no fim de 2019, o Ganhando o Mundo não aconteceu em 2020 devido à pandemia de Covid-19. O programa vai levar nesta primeira edição 100 estudantes para a Nova Zelândia. A viagem ocorrerá no segundo semestre de 2021, desde que não haja restrições em razão da pandemia do novo coronavírus.

Pode ser uma imagem de 2 pessoas, pessoas em pé e área interna
Divulgação/ Facebook Eron Domingues

Nesta primeira seleção, que tinha como critério avaliativo as notas e a frequência durante o ano letivo de 2020, foram classificados 363 estudantes, cada um representando um dos 399 municípios do estado — os outros 36 não tiveram inscritos que se enquadrassem em todos requisitos para a seleção. Confira aqui a lista de estudantes classificados.

Também são critérios de classificação para o programa, ter cursado os anos finais do Fundamental (6º ao 9º ano) na rede pública do Estado e ter entre 14 e 17 anos e meio na data de embarque.

Nas redes sociais, o Eron Domingues publicou a seguinte nota:

Outros classificados na região

Além da Gabrieli, de Marechal Cândido Rondon, outros municípios da região tiveram alunos aprovados na primeira etapa. Confira:

KAUA CARLOS HISTEREntre Rios do Oeste
MAIARA ANA MALLMANNPato Bragado
ARTUR RICARDO DORNNova Santa Rosa
BETHANIA BAYERMercedes
GABRIELLI LUIZE KAPPESQuatro Pontes
FONTE: Edital Programa Ganhando o Mundo

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS. CLIQUE AQUI.

Mais sobre o Programa

Instituído pela Lei nº 20.009/2019, o Ganhando o Mundo, foi criado pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed-PR) para ofertar aos estudantes do Ensino Médio da Rede Pública Estadual de Ensino do Paraná formação acadêmica em instituições de ensino estrangeiras, que ofereçam curso equivalente ao Ensino Médio no Brasil. Os objetivos do programa são:

  • ampliar o repertório cultural e acadêmico;
  • permitir a vivência e experiência na realidade de outros países;
  • consolidar uma rede de jovens líderes que atuarão nas escolas da Rede Pública Estadual de Ensino do Paraná e;
  • potencializar o desenvolvimento da autonomia, bem como aperfeiçoar o idioma da Língua Inglesa.

Seleção

Puderam participar do processo seletivo estudantes que ingressam no Ensino Médio na rede estadual do Paraná em 2021. Também era necessário ter cursado os anos finais do Fundamental (6º ao 9º ano) na rede pública do Paraná e ter entre 14 e 17 anos e meio na data de embarque.

A seleção dos intercambistas é feita pela média de notas e frequência. O estudante deve ter média maior ou igual a sete (7,0) em todas as matérias e frequência maior ou igual a 85%. Para chegar à pontuação final, foram somadas as médias de todas as disciplinas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) cursadas em 2020 no 9º ano.

Inglês

Para preparar melhor os estudantes selecionados, um curso de inglês via aplicativo será ofertado em parceria com as universidades estaduais vinculadas à Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

O curso vai acontecer ao longo do primeiro semestre de 2021 em formato autoinstrutivo, baseado em desafios que consideram a perspectiva da aprendizagem por vivência social e cultural. O curso tem, ao todo, seis módulos de 40 horas cada um, totalizando 240 horas.

Despesas

Os gastos com a documentação necessária para a viagem e itens essenciais durante o semestre letivo no exterior serão custeados pela Secretaria da Educação e do Esporte. Os custos incluem emissão de passaportes e vistos, exames médicos e vacinas, passagens aéreas e terrestres, transporte, hospedagem, seguro viagem e saúde, além das despesas vinculadas à parte acadêmica, como taxa de matrícula, tradução juramentada da documentação escolar, mensalidade da escola, material didático e uniforme.

O intercambista também receberá uma ajuda de custo mensal de R$ 800. Serão seis parcelas da bolsa-intercâmbio, sendo a primeira (bolsa-instalação) para cobrir despesas iniciais na chegada, e as demais repassadas mês a mês.

Saiba mais sobre o programa de intercâmbio em http://www.ganhandoomundo.pr.gov.br/.

Portal Rondon

D Marquez
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte