Fale com a gente
Tic Tac

Colunas

Tenha coragem e seja gentil

Pense por um instante: como posso melhorar a vida de alguém hoje?

Publicado

em

FOTO: Arquivo/Portal Rondon
lift training

Imaginem comigo as cenas a seguir:

Quarta à noite. Ambos chegam exaustos em casa, a semana está no meio, e mesmo assim parece que o fim de semana nunca chega. Ao se encontrarem em casa, a cozinha precisa ser organizada, porém, nada está bom o suficiente. Enquanto a mulher lava a louça, seu companheiro está secando o que ela acabou de lavar. Em dado momento, ela percebe que seu companheiro não está secando direito e parte da louça está molhada… Em um impulso de desagrado, ela reclama: “Não está vendo que ainda está molhada? Trate de enxugar direito, quando as coisas estragarem, não diga que não avisei!”. O homem claramente fica incomodado e argumenta em sua defesa: “Você sempre reclama que não faço nada direito, está chata o tempo todo”. E assim se inicia a clássica discussão entre casais, uma grande e trágica briga de egos. Chega a um ponto que o homem não aguenta ouvir sua mulher reclamar o tempo todo, ao mesmo tempo que a mulher não aguenta mais ver seu companheiro sem ajuda-la ou fazendo as coisas de forma errada. A partir disto, geralmente se separam ou vivem uma vida de discussões e migalhas de respeito e amor.

Ótica da Visão

Mas… e se algum deles tivesse agido de maneira gentil? Vamos imaginar a cena dessa forma por um momento:

Em uma quarta feira à noite, o casal chega em casa, ambos estão exaustos, mas a cozinha precisa ser arrumada. A mulher pede por ajuda de seu parceiro: “Amor, pode secar a louça para mim enquanto lavo?”. A resposta do homem é generosa: “Eu cuido da louça, prepare um chá para nos sentarmos na sala e conversarmos, quero ouvir sobre seu dia.” Inspirada pela bondade de ação e pelas palavras do parceiro, a mulher faz o chá preferido dele, mesmo que não goste tanto assim, arruma alguns petiscos leves e saudáveis para beliscarem e, após estarem prontos com seus afazeres, sentam-se na sala e conversam sobre o dia um do outro e se escutam com carinho. Sua parceira lava a louça restante, que foi utilizada para o chá, enquanto o homem seca e guarda o que ela lavou. Após isso vão se ajeitar para dormir e descansar para o dia seguinte.

Esses casais são raros.

Parece até uma cena de filme, não é? A gentileza de uma pessoa jamais transforma apenas a vida da pessoa com quem ela foi gentil, ela se espalha como um vírus e rende juros ao longo do tempo.

Usei o exemplo do casal, mas pode e vale a pena ser aplicada em qualquer ambiente, com qualquer pessoa. A gentileza, na maioria das vezes, está em ações comuns do dia a dia, é algo ordinário que quando acumulado vira algo extraordinário.

Entretanto, vale ressaltar que a verdadeira gentileza não está em fazer algo bom pela outra pessoa esperando receber algo em troca, você faz sem se importar se vai receber algo em troca ou não, você faz esperando que a outra pessoa se sinta melhor com isso, nem que seja 0,00001% melhor.

A gentileza é também você se interessar em saber o que pode melhorar a vida do outro, perceber o que a faz bem ou não.

Algumas pessoas, em certos momentos, não querem conselhos, querem apenas serem ouvidas, se você aconselhar (ou julgar/condenar) em vez de apenas escutar com atenção e estar presente, dificilmente ela irá contar algo para você outra vez, provavelmente guardará para si ou procurará alguém que a escute e, às vezes, pode ser alguém que não está com boa intenção.

Além disso, auxilia a responder de forma educada a desrespeitos e convites que não quer aceitar.

Então, aconselho que sejam gentis e falem com cuidado e amor, principalmente as coisas difíceis, e não confundam ser gentil com pisar em ovos ou falar apenas coisas agradáveis, nem com ser bobo (a). A gentileza na comunicação quer dizer apenas não ser grosseiro, quer dizer perguntar e pedir com carinho sem fazer disso uma cobrança ou tentativa de controlar situações.

Lembrem-se, a verdadeira gentileza, de forma genuína e pura, está em contribuir de forma agradável para a vida de quem está ao seu redor sem ligar se vai receber algo em troca. Apenas o bem estar do outro importa neste momento.

Pense por um instante: como posso melhorar a vida de alguém hoje?

Tic Tac
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte