Fale com a gente
Gramado Presentes

Análise Comportamental

O que é análise comportamental e para que serve?

Vamos entender um pouco da história e dos testes e ferramentas que auxiliam no autoconhecimento

Publicado

em

Providência

A análise comportamental consiste em observar e avaliar as virtudes e vulnerabilidades, os pontos fortes e fracos presentes em nosso comportamento.

O objetivo de fazermos essa análise é termos clareza e assertividade em nossas decisões do dia a dia. Na prática, podemos dizer que é entender o porquê de nossas decisões, de agirmos como agimos, saber o que nos move, qual é nosso desejo mais profundo, nossa paixão.

tryideas

Compreender isso é fundamental para fortalecermos nosso empoderamento pessoal e profissional, pois, nos permite que orientemos nossas competências de acordo com nossos objetivos em qualquer esfera.

Por essas e outras razões, as ferramentas de análise têm sido cada vez mais utilizadas em ambientes organizacionais. A busca de produtividade no mercado atual, que está cada vez mais competitivo, faz com que além da análise do curriculum, o capital humano seja cada vez mais valorizado.

COMO SURGIU A ANÁLISE COMPORTAMENTAL?

O termo análise do comportamento, do inglês behavior analysis, é bastante antigo e data do século XIX, oriundo a partir do Behaviorismo, uma corrente da psicologia, onde por comportamento se entende tanto as ações, quanto os sentimentos, pensamentos e falas de um indivíduo.

TESTES E FERRAMENTAS DE ANÁLISE COMPORTAMENTAL

Juntamente com a análise comportamental, vieram os testes de perfil. Que no ambiente corporativo, consistem em questionários que identificam competências dos colaboradores, agrupando-os de acordo com suas características comuns, em diferentes tipos de representação.

A avaliação dos resultados dos testes deve ser feita por pessoas capacitadas para interpretar as variáveis possíveis e situações dentro da empresa onde elas podem ser aplicadas.

Exemplos de testes:

ENEAGRAMA: Sistema processual e ferramenta de autoconhecimento com mais de 2.000 anos que procura explicar como as pessoas sentem, pensam e agem, de acordo com sua motivação básica e mecanismo de defesa desenvolvido durante a formação de sua personalidade.

DISC (Dominance, Influence, Steadiness e Conscientiousness): Procura averiguar o domínio que a pessoa tem sobre dificuldade e desafios, seu modo de se comunicar e influenciar pessoas, como encara mudanças e sua capacidade de adaptação.

STAR: O modelo se baseia no fato que o comportamento passado é um indicio para medir suas ações no futuro, analisa uma situação, o tipo de ação que foi desenvolvida e o resultado.

Nos próximos artigos estaremos abrangendo os tipos de comportamentos de acordo com o centro de inteligência ou parte dominante do cérebro de cada individuo.

Sicredi
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte