Fale com a gente
Bonni Restaurante

Análise Comportamental

A espiritualidade do eneagrama

Analise os centros e veja com qual você se identifica

Publicado

em

Academia Meu Espaço

O que você entende por “somos feitos a imagem e semelhança de Deus”? Isso está escrito nas escrituras sagradas em Gênesis 1.26. Lá também diz que “Deus é espírito” (João 4:24). Portanto, a imagem de Deus se refere é a parte imaterial do homem.

E a parte material ou corpórea do homem é feita de que? Você já deve ter ouvido falar que nosso corpo tem aproximadamente 60% de água em sua composição. Pois é, hoje sabemos que o corpo humano é composto de mais de 99% por elementos químicos, pelos átomos de oxigênio, hidrogênio, carbono e nitrogênio.

Funerária Alemão

A ciência avançou muito nos últimos séculos, deixamos de ver o mundo macroscopicamente e passamos a vê-lo em sua forma mais microscópica. Através do estudo dos átomos e da lei da vibração, entendemos que tudo está em constante movimento, e que tudo é energia. Não somente a matéria é energia, mas também nossos pensamentos, sentimentos e emoções.

Então, está entendido… Realmente somos feitos a imagem e semelhança de Deus. Mas se Deus é amor, e nós somos o seu reflexo, por que ainda vibramos e sentimos, raiva, tristeza, medo, e tantas outras emoções?

Nós fomos criados a Sua imagem e semelhança. Então, devemos compreender que quando viemos ao mundo, nós somos puramente essência, nós vibramos somente amor, um amor absoluto. Mas quando em contato com esse mundo, passamos a viver experiências e a desenvolver o nosso ego/personalidade, através da interpretação, do sentimento e da forma como reagimos a essas experiências.

Muitos se perguntam: por que eu tenho esse tipo de personalidade? Quando a pergunta correta seria: para que eu tenho esse tipo de personalidade?

Neste momento, na nossa vida, nós temos um tipo de personalidade, e isso não é aleatório. Essa personalidade tem a ver com a nossa missão, com a nossa essência, a personalidade nos dá os meios para que manifestemos e essência nesse mundo. O que devemos fazer é elevar nossa vibração energética e níveis de consciência.

Embora o Eneagrama tenha sua origem há mais de 4 mil anos, no último século, estudos feitos na universidade de Berkeley nos EUA mostram que os nove perfis comportamentais do Eneagrama das personalidades podem ser divididos em 3 tríades, conhecidas como centros de inteligência. Cada centro descreve uma forma específica de capturar informações e compreender o mundo a sua volta. Vamos descobrir como funciona cada um?

Centro corporal (instintivo): energia no ventre/barriga

Tipos:  8, 9 e 1

Emoção: raiva

Tempo: presente

São tipos cuja inteligência é corporal, ligada aos cinco sentidos. São focados na execução, controle de território, possuem um senso de justiça e ordem muito grande. A raiva é o que impulsiona a ação. Cada tipo age de uma maneira diferente em relação ao controle da raiva.

O tipo 8 externaliza a raiva, porque é autêntico e não consegue segurar seus sentimentos;

O tipo 9 guarda a raiva e vai soltando devagarinho, porque procura ao máximo evitar qualquer tipo de conflito, e se for guardando e acumulando, uma hora quando fica bravo, acaba explodindo o que estava acumulado.

O tipo 1 internaliza a raiva, porque vive de acordo com as próprias regras e procura fazer o que é certo e correto, e soltar a raiva não é permitido. Isso gera um alto grau de autocontrole.

Centro emocional: energia no coração

Tipos: 2, 3 e 4

Emoção: tristeza

Tempo: passado

São tipos que usam o sentimento para avaliar o que está certo ou errado na sua vida, e a tristeza como método para expressar aquilo que estão sentindo. Se preocupam muito com a imagem que estão passando e se eles estão sendo aprovados ou não pelas outras pessoas.

O tipo 2 internaliza a tristeza, e se preocupa em fazer com as outras pessoas estejam bem, para assim se sentir querido e amado;

O tipo 3 não se conecta com a tristeza, porque o objetivo principal são as suas metas e os resultados que almeja e ele acredita que sentimentos possam atrapalhar as conquistas e o reconhecimento que deseja;

O tipo 4 externaliza a tristeza, é o mais intenso dos tipos e acaba enxergando esse sentimento como amigo. Procura algo que está faltando em si para ser valorizado.

Centro mental: energia na cabeça

 Tipos: 5, 6 e 7

Emoção: medo

Tempo: futuro

São tipos que gostam de imaginar, planejar, visualizar e criar. Vivem no futuro e possuem grande necessidade de previsibilidade.

O tipo 5 internaliza o medo, tem a sensação que não vai dar conta do futuro, por isso acaba se isolando para recarregar as energias. Tem medo de sentir as emoções profundamente, isso faz com que muitas vezes seja considerado frio, por não ter muitas alterações de humor;

O tipo 6 projeta o medo que sente dentro dele nas outras pessoas ou para todo o ambiente, é precavido e enxerga sempre as possibilidades que podem dar errado no futuro, precisa estar preparado para o que vier;

O tipo 7 externaliza o medo que tem de sofrer frustrações e adota mecanismos de evitar sentir dor, procurando racionalizar as coisas ruins e ter várias opções prazerosas a sua disposição, o que o torna otimista em relação ao futuro.

E, aí? Com qual centro você se identificou, onde está sua maior concentração de energia e qual a emoção que você mais manifesta?

Raiva? Pois precisa ter o controle da situação.

Tristeza? Pois precisa evitar se sentir abandonado ou rejeitado.

Medo? Pois precisa se sentir em segurança.

E como podemos amenizar o sentimento dessas emoções que estão presentes em nosso dia a dia, que acompanham o nosso ego/personalidade?

Desenvolvendo o nosso nível de consciência e acessando a nossa essência, ou seja, as nossas virtudes (lembra lá no início do artigo) onde entendemos que somos um reflexo de Deus, e vibramos a energia do amor, inicialmente através de nossos pensamentos, o que vai influenciar nossos sentimentos e enfim nosso comportamento ou ação.

Clube Náutico
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte