Fale com a gente
Gramado Presentes

Hora do Investimento

Como receber aluguéis sem ter imóveis

Hoje iremos falar de outro tipo de aplicação que paga, e muito bem, dividendos para seus investidores, os fundos de investimento imobiliário

Publicado

em

Prefeitura Dengue Março 2024

Olá, amigos! Na última sexta-feira falamos um pouco sobre os dividendos, e como eles podem gerar renda para a sua carteira. Hoje iremos falar de outro tipo de aplicação que paga, e muito bem, dividendos para seus investidores, os fundos de investimento imobiliário.

Um fundo de investimento imobiliário é formado quando um grupo de pessoas une seu capital para investir no mercado imobiliário. Esses fundos, assim como outros fundos de investimentos, têm seu patrimônio dividido em cotas, possibilitando assim que você ingresse no mercado imobiliário mesmo com pouco capital. Por exemplo: um fundo que possui um patrimônio líquido de 100 milhões de reais, ele irá dividir esse valor em 1 milhão de cotas, logo, cada cota irá custar R$ 100,00. Esse mecanismo permite que você invista em alguns dos melhores imóveis do país sem ter que alocar milhões em apenas um investimento.

Academia Meu Espaço

Outra vantagem destes fundos, perante a compra de imóveis físicos, é a alta liquidez, ou seja, a facilidade de transformar seu ativo em dinheiro. Enquanto para negociarmos um imóvel levamos dias, semanas ou até meses, os fundos imobiliários são vendidos em minutos, pois também são negociados em bolsa.

Assim como as ações, os fundos imobiliários também são investimentos de renda variável, podendo assim valorizar ou desvalorizar sua cota, porém possuem uma volatilidade muito menor do que as ações, sendo assim, um bom caminho para investidores que estão chegando agora no mercado.  

Além do potencial ganho de capital, os fundos imobiliários, em sua grande maioria, pagam dividendos mensalmente, sendo assim, um excelente negócio para investidores que buscam renda, muito similar aos aluguéis recebidos de imóveis físicos, porém com uma grande vantagem, são isentos de imposto de renda, pois dividendos recebidos não são tributados. Porém, caso você venda suas cotas após elas se valorizarem, deverá pagar imposto de 20% sobre o lucro.

Os fundos imobiliários são divididos basicamente em quatro grandes categorias, fundos de tijolo, fundos de papel, fundos de fundos e fundos de desenvolvimento.

Os fundos de tijolo, investem em ativos reais, ou seja, imóveis físicos, visando alugar para obter renda. Esses fundos são divididos em várias subcategorias, como por exemplo, fundos de shoppings, lajes corporativas, galpões logísticos, entre outros.

Já os fundos de papel, irão investir em títulos ligados ao mercado imobiliário, dentre eles, LCI, CRI, LH, FIDC etc.

Um FoF, ou, fundo de fundos, irá investir em cotas de outros fundos imobiliários, alguns chegam a investir em mais de cinquenta outros fundos, logo, esse modelo pode ser uma ótima alternativa para quem possui pouco capital e quer diversificar seus investimentos, protegendo-se assim de contratempos em algum setor isolado.

E por último, mas não menos importante, temos os fundos de desenvolvimento, que são fundos que investem na construção e venda de imóveis, porém são fundos com maior risco, pois eles podem não conseguir vender os imóveis ou vender abaixo do esperado e entre outras coisas.

Esse investimento, é um dos melhores para aqueles que pretendem viver de renda, mas deve ser realizado sempre com cuidado, pois se trata de renda variável, portanto procure ajuda de um profissional, busque saber quais são os investimentos do fundo, quem é o gestor, como está o setor que ele investe, e muitas outras informações necessárias para investir da melhor forma possível. Afinal você pode estar investindo nos melhores imóveis do país, mas também pode estar comprando ativos com alta vacância ou algum outro problema presente. Agora me responda o seguinte, você quer receber aluguéis mesmo tendo pouco capital investido? Se sim, não perca tempo. Lembre-se sempre, investir é a melhor maneira de alcançar a tão sonhada liberdade financeira.

Feirão de veiculos motos e nautica
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte