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Teremos disputa pelo título? Comentários sobre o GP do Bahrein
O que você não leu na mídia especializada, você encontra aqui.
Se você não assistiu ao GP do Bahrein do último domingo, lamento em dizer: mas você perdeu uma baita corrida! Com emoção e disputas do começo ao fim. Não vou contar como foi a prova, isso vocês já devem ter visto em vários lugares. Vou me limitar a fazer alguns comentários sobre a corrida:
- Quero começar a escrever essas linhas falando um pouco sobre a histórica transmissão que a Band fez nesse fim de semana. Histórica por algumas razões:
1) Foi a primeira vez em 40 anos que uma prova do mundial de F1 foi transmitida pela Band;
2) Certamente os fãs do automobilismo ficaram contentes com uma cobertura tão ampla e com tanto conteúdo por parte da Band. A transmissão começou horas antes da largada e seguiu após o pódio. Uma delícia.
3) A F1 na Band é bom para todo mundo: bom para os fãs da velocidade, que receberão um produto com melhor tratamento do que antes, bom para a Band, que aumentou sua audiência em 200%, bom para a própria Globo, que continuou a marcar a mesma audiência sem precisar investir na categoria e, por fim, bom para a própria F1, que garante a permanência da transmissão em TV aberta em um dos maiores mercados consumidores da F1.
- Precisamos falar sobre Nikita Mazepin. Que o russo só está lá pelo dinheiro que possui, a gente já sabe. Mas rodar cinco vezes no mesmo fim de semana, e não passar da terceira curva na corrida é feio demais. A Haas só não vai ter problemas com funilaria e pintura, pois o pai do russo é quem está bancando tudo. Inclusive, já estão chamando o russo de MazeSpin (spin significa rodada, em inglês). Você pode conferir todas as rodadas que o russo deu neste ano aqui: http://mazesp.in/
- Que Fernando Alonso abandonou por um problema no freio todos sabemos. Mas, o abandono do espanhol não foi motivado por nenhuma falha mecânica, não. É que uma embalagem de sanduíche estava perambulando pelo circuito e acabou ficando presa no duto responsável pelo resfriamento dos freios traseiros. Desse modo, os freios superaqueceram, e o espanhol precisou abandonar. Um carro de F1 é uma peça tão complexa, projetada em seus mínimos detalhes para funcionar no limite da confiabilidade, que um simples saco plástico termina com um fim de semana inteiro de muito trabalho.
- Destaque para a corrida de recuperação do mexicano Sergio Perez. Sua Red Bull teve problemas elétricos na volta de apresentação e o carro ficou parado na pista. Em vez de descer do carro, o mexicano “reiniciou” os sistemas do seu RB16B e, com isso, o motor voltou a funcionar. Isso permitiu com que Checo largasse do pitlane e, com grandes ultrapassagens, galgar o pelotão até uma excelente 5ª colocação.
- Menção honrosa à corrida do estreante Yuki Tsunoda. O japonês da Alpha Tauri mostrou a que veio e realizou grandes ultrapassagens em sua primeira corrida, com destaque para as manobras realizadas sob Lance Stroll e Fernando Alonso. Olho nele!
- Quantas vezes você viu Lewis Hamilton cometer um erro? Poucas, eu sei. Pois bem, na volta 51 – a 5 voltas do fim – a pressão imposta por Max Verstappen e pela Red Bull eram tão grandes, que o piloto escapou da pista na saída da curva 10, facilitando a aproximação do holandês voador. Mais um sinal de que teremos disputa pelo campeonato esse ano.
- Por incrível que pareça, uma vitória de Hamilton na corrida de abertura do campeonato era um resultado surpreendente, principalmente após a classificação de sábado, em que Max Verstappen colocou 4 décimos de segundo entre ele e Hamilton. A Red Bull é, sim, o carro mais equilibrado do momento, mas a Mercedes tem uma grande capacidade de reação e pode recuperar terreno. A tendência é que a disputa siga muito justa nas próximas etapas do campeonato.
- E, por último, mas, não menos importante: Hamilton é Hamilton. Em momentos como o deste último domingo fica claro o porquê dos seus sete títulos mundiais. Qualquer outro piloto em seu lugar teria perdido a corrida para Verstappen. Mas, Hamilton não. Soube se posicionar em todos os momentos da disputa de posição, inclusive oferecendo o lado de fora da pista para Verstappen tentar a ultrapassagem na curva 4. Um espetáculo. O inglês prova, mais uma vez, que seus serviços valem cada centavo pago pela Mercedes.
Sorte a nossa em poder acompanhar um piloto tão talentoso escrevendo a história na nossa frente.
Bruno Pacheco/Portal Rondon