Fale com a gente
Clube Náutico

Hora do Investimento

Ações: os dois lados da moeda

Vamos conversar sobre o mercado acionário

Publicado

em

Gramado Presentes

Olá, amigos! No artigo dessa semana irei falar sobre uma modalidade de investimentos que vem atraindo muitos investidores: o mercado acionário. Entre 2016 e 2020 tivemos uma forte queda da taxa básica de juros, a Selic, que foi de 14% em 2016 chegando a 2% em 2020, recentemente ocorreu a sua elevação para 2,75%, o que mantem a Selic ainda em terreno negativo quando comparada à inflação. Com isso os investimentos em ações atraem cada vez mais os olhares dos brasileiros, pois elas possuem o potencial de gerar verdadeiras fortunas e melhorar os investimentos quando são escolhidas de maneira correta e consciente. Mas o que muitos não se atentam são aos riscos presentes ao entrar neste mercado.

Mas afinal, o que são ações? Uma ação é um título que representa a menor parte do capital social de uma companhia, portanto, quando você compra uma ação se torna sócio da empresa.

Family Pets

Comprando a ação, você passa a ter direitos como por exemplo, receber proventos que são sempre proporcionais a sua participação na companhia, logo, tanto um acionista que possui poucos papéis, quanto um grande investidor terão direito a participação nos lucros da empresa, o que é diferente é o tamanho dessa participação.       

Precisamos destacar também que quem investe nesse mercado deve estar ciente de seus perigos, pois se trata de renda variável, sendo assim um mercado de risco, que movimenta suas cotações diariamente seguindo os interesses dos investidores, quando temos mais compradores que vendedores o preço da ação sobe, entretanto, quando os vendedores dominam o mercado, o papel cai.

Para pessoas que estão iniciando nesse meio, essa variação de preços pode assustar um pouco, entretanto, para investidores mais experientes elas podem gerar grandes oportunidades, pois diversas vezes conseguimos comprar ações a um preço menor do que o real valor dela.

Saber lidar com as oscilações do mercado é essencial para o investidor, por isso conhecer seu perfil de investimentos é fundamental, pois uma pessoa com perfil mais conservador pode se sentir desconfortável ao ver suas ações variando negativamente.

Comprar ações não é tão difícil e nem tão caro como muitos imaginam, com poucos reais pode-se começar a investir nessa modalidade, basta possuir uma conta em uma corretora ou banco de investimentos e realizar seus aportes.

Mas cuidado, como comentado acima, é um mercado de renda variável, busque auxílio de um profissional, pois caso se torne sócio de empresas ruins, os prejuízos podem ser grandes, por isso, diversifique, não coloque todos os ovos em uma mesma cesta, escolha um leque de empresas para investir, assim caso uma ação caia as outras podem absorver o prejuízo.

Outra saída para quem está entrando no mercado são os fundos de investimentos em ações, onde você investe em um fundo que é gerido por profissionais do mercado, reduzindo assim sua responsabilidade na hora de escolher os ativos.

Mas caso você queira realizar suas escolhas, a melhor dica que posso lhe dar é de não tentar a sorte sozinho, busque informação em livros, cursos e em uma assessoria de qualidade, seguindo esses passos as suas chances na renda variável aumentam exponencialmente, afinal são os seus sonhos e os de sua família que estão em jogo, e você certamente não quer deixá-los escapar.

Aposto que está curioso em saber mais sobre o mercado de ações, não se preocupe, teremos mais artigos sobre esse assunto nas próximas semanas, aguardo vocês lá!

Tic Tac
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte