Fale com a gente
Gramado Presentes

Educação

Itaipu e Lindeiros alinham ações de educação para a sustentabilidade no Oeste do Paraná

Educação para a Sustentabilidade e Desenvolvimento Cultural no Território atua em 55 municípios

Publicado

em

Velho Oeste

Um trabalho desenvolvido por intermédio do Convênio Linha Ecológica: Educação para a Sustentabilidade e Desenvolvimento Cultural no Território, com atuação em 55 municípios, promove contato direto com as gestões públicas da região e a distribuição de material pedagógico. Nesta semana foram realizadas reuniões com as secretarias municipais de Educação e entregues os kits pedagógicos para alguns municípios.

A pauta é a apresentação das ações do Programa de Educação Ambiental e Cultura, conhecer os novos secretários e equipe e compartilhar as possíveis linha de atuação e parcerias estabelecidas pelas instituições âncoras como, Itaipu Binacional e Conselho dos Lindeiros com abordagem à temática ambiental do plano de trabalho do convênio.

Family Pets

Além disso, são identificados e indicados os gestores municipais de educação ambiental e de cultura para fazer parte da rede.  No dia 10 de fevereiro foram visitados os municípios de Entre Rios do Oeste, Pato Bragado, Marechal Cândido Rondon, Mercedes, Guaíra, Mundo Novo (MS) e Terra Roxa. Na sequência, dia 11 de fevereiro, aconteceu a visita em Altônia, Francisco Alves, Palotina, Maripá, Nova Santa Rosa e Quatro Pontes. A agenda continua no próximo mês com a proposta de realizar as reuniões e entrega do material nos 55 municípios do Oeste com atuação dentro do convênio.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS. CLIQUE AQUI

Kits pedagógicos

Na oportunidade estão sendo entregues materiais pedagógicos, livros com temáticas como, Ecomuseu, turismo e patrimônio cultural, dimensões culturais, receitas saudáveis, a carta da terra, além de cartões postais.

Terra Roxa
Altônia
Nova Santa Rosa
Palotina

A partir da distribuição do material pedagógico, outras atividades serão desenvolvidas, conforme o coordenador e gestor do Convênio Linha Ecológica, Mauri Schneider. Um dos materiais que acompanha o kit é o IV Caderno de Receitas Saudáveis das Cozinheiras da BP3 e Oeste, muito aguardado na região, segundo o gestor, pois foi construído dentro de um processo participativo de segurança alimentar nutricional em que, as principais protagonistas são as cozinheiras e nutricionistas municipais do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

O convênio

O Convênio Linha Ecológica é realizado em parceria entre Itaipu Binacional e Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu há 19 anos com atuação nos municípios da região. O trabalho contempla diferentes linhas de atuação na área ambiental e cultural e tem uma interface direta com as secretarias municipais de Educação, na linha de formação para professores, formação de cozinheiras e nutricionistas, produção de materiais pedagógicos e ações de sustentabilidade, envolvendo a educação ambiental e suas conexões com temas como água, resíduos sólidos, alimentação saudável, cisternas, hortas, recuperação de nascentes, entre outros.

Estímulo à cultura

Em andamento, para incentivo à cultura, destaca-se o credenciamento de artistas para o edital de chamamento público.  O regulamento e a forma de inscrição pode ser conferido ao clicar aqui.

FONTE: Assessoria

Clube Náutico
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte