Fale com a gente
Clube Náutico

Mundo

Para fugir de tufão, paranaenses que estão na Coreia do Sul em encontro de escoteiros vão para abrigo

Participantes saíram de Saemangeum e ficarão em alojamentos. Depois, seguirão para a capital Seul. Previsão é que fenômeno meteorológico chegue ao país na quinta-feira (10).

Publicado

em

Escoteiros evacuam encontro mundial diante de chegada de tufão — Foto: Reprodução
Gramado Presentes

O grupo de 170 paranaenses, que participa do encontro global de escoteiros na Coreia do Sul, deixou nesta terça-feira (8) o local do evento, em Saemangeum, diante da aproximação de um tufão.

De acordo com a organização, a medida é preventiva. Os participantes ficarão alojados na cidade de Daejeon e, depois, irão para a capital Seul.

Portal Instagram

Cerca de 42 mil pessoas participam do evento. Segundo o vice-presidente da União dos Escoteiros do Brasil, Irineu Resende, os participantes ficarão abrigados em escolas, ginásios e bases militares.

“Já saíram 34 mil jovens juntos com os adultos responsáveis e agora estamos embarcando 8 mil membros da equipe de serviço. São médicos, dentistas, enfermeiros, pessoal de segurança e pessoal que trabalha no programa educativo dos escoteiros”.

Irineu ressalta que o evento, previsto para terminar no dia 11 de agosto, deve continuar acontecendo no novo local. Os paranaenses devem retornar ao Brasil no dia 15 de agosto.

A União dos Escoteiros do Brasil informou que continua em comunicação direta com os familiares no Brasil, mantendo os responsáveis atualizados sobre o andamento do evento e disponibilizando canais de contato para atendimento.

Tufão Khanun

Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, tufão é o nome atribuído a um ciclone tropical com ventos de 118 quilômetros por hora e que costuma acontecer no oeste do Oceano Pacífico Norte.

Quando ocorre, por exemplo, no leste do Pacífico Norte e no Oceano Atlântico, recebe o nome de furacão. Quando ocorre no Oceano Índico, é chamado de ciclone.

O consultor climático, Francisco de Assis, explicou que o tufão Khanun estava em direção à China, mas mudou a rota por conta das águas quentes do oceano e deve atingir o sul da Coreia do Sul e o Japão, na quinta-feira (10).

“Serão ventos na faixa de 120 ou 130 quilômetros por hora. Como a Coreia do Sul não é muito grande, ele vai varrer quase todo o país, com ventos fortes e também muita chuva”, disse.

Escoteiros de Foz do Iguaçu — Foto: Arquivo pessoal
Escoteiros de Foz do Iguaçu — Foto: Arquivo pessoal

O evento

Segundo o grupo Escoteiros do Brasil, o Jamboree Mundial é um acampamento do Movimento Escoteiro e acontece a cada quatro anos, sempre em um país diferente.

Os jovens participam de atividades de intercâmbio cultural com os demais escoteiros de todo o mundo, onde cozinham, montam o próprio acampamento, fazem atividades de lazer, cultura, espiritualidade, entre outras.

As atividades são orientadas pelo programa proposto pela Organização Mundial do Movimento Escoteiro.

Sicredi
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte