Fale com a gente
acimacar amor sempre presente

Mundo

Para fugir de tufão, paranaenses que estão na Coreia do Sul em encontro de escoteiros vão para abrigo

Participantes saíram de Saemangeum e ficarão em alojamentos. Depois, seguirão para a capital Seul. Previsão é que fenômeno meteorológico chegue ao país na quinta-feira (10).

Publicado

em

Escoteiros evacuam encontro mundial diante de chegada de tufão — Foto: Reprodução
lift training

O grupo de 170 paranaenses, que participa do encontro global de escoteiros na Coreia do Sul, deixou nesta terça-feira (8) o local do evento, em Saemangeum, diante da aproximação de um tufão.

De acordo com a organização, a medida é preventiva. Os participantes ficarão alojados na cidade de Daejeon e, depois, irão para a capital Seul.

Funerária Alemão

Cerca de 42 mil pessoas participam do evento. Segundo o vice-presidente da União dos Escoteiros do Brasil, Irineu Resende, os participantes ficarão abrigados em escolas, ginásios e bases militares.

“Já saíram 34 mil jovens juntos com os adultos responsáveis e agora estamos embarcando 8 mil membros da equipe de serviço. São médicos, dentistas, enfermeiros, pessoal de segurança e pessoal que trabalha no programa educativo dos escoteiros”.

Irineu ressalta que o evento, previsto para terminar no dia 11 de agosto, deve continuar acontecendo no novo local. Os paranaenses devem retornar ao Brasil no dia 15 de agosto.

A União dos Escoteiros do Brasil informou que continua em comunicação direta com os familiares no Brasil, mantendo os responsáveis atualizados sobre o andamento do evento e disponibilizando canais de contato para atendimento.

Tufão Khanun

Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, tufão é o nome atribuído a um ciclone tropical com ventos de 118 quilômetros por hora e que costuma acontecer no oeste do Oceano Pacífico Norte.

Quando ocorre, por exemplo, no leste do Pacífico Norte e no Oceano Atlântico, recebe o nome de furacão. Quando ocorre no Oceano Índico, é chamado de ciclone.

O consultor climático, Francisco de Assis, explicou que o tufão Khanun estava em direção à China, mas mudou a rota por conta das águas quentes do oceano e deve atingir o sul da Coreia do Sul e o Japão, na quinta-feira (10).

“Serão ventos na faixa de 120 ou 130 quilômetros por hora. Como a Coreia do Sul não é muito grande, ele vai varrer quase todo o país, com ventos fortes e também muita chuva”, disse.

Escoteiros de Foz do Iguaçu — Foto: Arquivo pessoal
Escoteiros de Foz do Iguaçu — Foto: Arquivo pessoal

O evento

Segundo o grupo Escoteiros do Brasil, o Jamboree Mundial é um acampamento do Movimento Escoteiro e acontece a cada quatro anos, sempre em um país diferente.

Os jovens participam de atividades de intercâmbio cultural com os demais escoteiros de todo o mundo, onde cozinham, montam o próprio acampamento, fazem atividades de lazer, cultura, espiritualidade, entre outras.

As atividades são orientadas pelo programa proposto pela Organização Mundial do Movimento Escoteiro.

Clube Náutico
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte