Fale com a gente
Clube Náutico

Educação

Pós-graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável da Unioeste de Marechal Rondon recebe conceito 5 da Capes [Entrevista]

O coordenador do programa pós graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável (PPGDRS), Wilson Zonin participou na manhã desta quinta-feira (15) de uma entrevista na redação do Portal Rondon, confira.

Publicado

em

FOTO: Samanta Vorpagel/Portal Rondon
Rui Barbosa

O Programa de mestrado e doutorado em Desenvolvimento Rural Sustentável (PPGDRS) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste atingiu conceito cinco na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que é uma fundação vinculada ao Ministério da Educação do Brasil que atua na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu em todos os estados brasileiros.

A boa avaliação do programa de pós-graduação se dá devido aos objetivos e metas acadêmicas alcançadas, em quantidade e qualidade. Atualmente PPGDRS conta com 100 estudantes matriculados, 70 no doutorado e 30 no mestrado. O programa já formou 218 profissionais, 174 Mestres e 44 Doutores.

Bonni Restaurante

Segundo o coordenador do programa, o professor doutor Wilson João Zonin a conquista do conceito cinco é um resultado de um trabalho inovador construído por muitas mãos.

“A conquista do conceito cinco é resultado de um trabalho coletivo e inovador, que possibilitou o amadurecimento intelectual e produtivo de uma equipe de docentes e discentes, preocupados em dar sua contribuição para o desenvolvimento sustentável, para que a humanidade alcance os objetivos do desenvolvimento sustentável, através de atividades de ensino, pesquisa e extensão, através da realização de eventos relevantes, através da produção científica com qualidade impacto na sociedade” afirma Zonin.

O programa de pós-graduação em desenvolvimento rural sustentável ainda se destaca pela abrangência regional e pelas parcerias estratégicas que tem firmado junto a comunidade. O programa conta com docentes dos cinco campi da Unioeste. Além das parcerias com a Universidade da Integração Latino Americana (Unila), com a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFFS), com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) de Santa Helena, com a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) campus de Toledo e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

“Com essa avaliação o programa aumentará sua cota de bolsas, a visibilidade, a credibilidade, acessando editais específicos e possibilitando a oferta de Turmas especiais de Mestrado e/ou Doutorado em parceria com instituições nacionais e internacionais. Este será o nosso foco, no futuro pretendemos desenvolver estas parcerias na América Latina, em especial na nossa Tríplice Fronteira onde temos uma carência de formação de pesquisadores nesta área.”

Internacionalização das atividades

As atividades de internacionalização são fundamentais no desenvolvimento do programa e foram destacadas na avaliação na avaliação da Capes.

“O PPGDRS é constituído de uma equipe de pesquisadores qualificados e inseridos em contextos territoriais no Brasil, na Tríplice Fronteira, na Bacia do Prata e na América Latina”. contou Zonin a nossa reportagem

Alguns fatores presentes no PPGDRS da Unioeste chamaram a atenção dos avaliadores, dentre os destaques estão a formação de acadêmicos estrangeiros, a mobilidade docente e discente, a realização de parcerias acadêmicas com universidades e programas reconhecidos internacionalmente, dentre eles o Programa de Desenvolvimento Rural da Universidad Autónoma de Chapingo – México, que cooperou na formação de um doutorando programa.

Wilson Zonin ainda destaca o convênio com a UNESP de Presidente Prudente; ” O Programa de Pós-graduação em Geografia da UNESP, que tem conceito sete na CAPES está nos auxiliando na formação de quatro doutorandos em parceria”.

A Consolidação do PPGDRS

Para alcançar o conceito cinco, foram avaliados o programa , a formação e o impacto na sociedade.

O programa é avaliado pelas atividades acadêmicas e pela produção científica dos docentes e discentes, a formação é avaliada pela qualidade das aulas, das dissertações e teses defendidas, e as questões de impacto na sociedade, leva em conta os tipos de impactos que os trabalhos geram quando atingem a comunidade.

Ainda passam por avaliação os artigos produzidos, livros e capítulos de livro, produtos técnicos e tecnológicos e nossa inserção social.

Em todos os quesitos a avaliação atingiu o nível “Muito Bom”.

Origens e desafios do PPGDRS

O Programa PPGDRS surgiu inserido na comunidade, pelas conexões e engajamento em programas, como Cultivando Água Boa em parceria com a Itaipu Binacional, o Programa Universidade Sem Fronteiras – PR e o  Programa de Extensão Universitária ProExt do Ministério da Educação.

“É importante destacar que estes programas que surgiram nos governos de Lula e Requião, hoje estão enfraquecidos, com menos recursos investidos, tornando mais difíceis as atividades de Pesquisa e Extensão, sem contar com as ameaças ao trabalho docente causados pela nova LGU – Lei geral das Universidades, que diminui a quantidade de Professores dos Cursos, que aumenta a carga de ensino, diminuindo a de pesquisa e extensão. Há uma ameaça real à universidade pública e ao sistema de pós-graduação” disse Zonin durante entrevista no Portal Rondon

Seminário Internacional

O III Seminário Internacional de Pós-graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável, tem como propósito reunir experiências inovadoras sobre sustentabilidade territorial, envolvendo atividades de cursos de graduação e pós-graduação, de todas as áreas da ciência, todos estão sendo convocados para contribuir com a agenda da sustentabilidade global e compartilhar experiências exitosas, compreendê-las, estuda-las.

Neste evento serão compartilhadas experiências territoriais do Brasil e de países latino-americanos, desenvolvidas por instituições de ensino e pesquisa governamentais e não governamentais.

“Nós temos uma experiência em Marechal Cândido Rondon que é fantástica, que foi construída coletivamente, que é a Lei dos alimentos orgânicos e agroecológicos na alimentação escolar, ela foi construída por muitas mãos e é um exemplo a ser divulgado e compartilhado, e esta experiência será apresentada no evento.” afirmou Zonin.

O evento será híbrido, parte das atividades serão transmitidas pelo Youtube, permitindo que as pessoas possam participar de onde estão, os trabalhos acadêmicos também serão apresentados de forma remota, e os casos regionais de experiências em ações de sustentabilidade serão presenciais. Wilson Zonin disse a nossa reportagem que a expectativa é que o evento conte com o envolvimento e participação de cerca de 100 instituições de ensino e pesquisa, com a seleção de 500 trabalhos científicos, os quais serão analisados em 20 grupos temáticos.

As inscrições já estão abertas e foram prorrogadas até 15 de outubro.

Edital 2023

O edital foi aberto nesta semana e as inscrições estarão abertas até o dia 23 de outubro de 2022, são 15 vagas para o mestrado, 20 para o doutorado, quatro para estrangeiros, e duas vagas para portadores de necessidades especiais.

As aulas da nova turma iniciarão em março de 2023.

“Estamos em dia no nosso calendário acadêmico, por que não paramos no período da pandemia.” pontuou Zonin

Assista a entrevista na íntegra:

refran
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte