Covid-19
Hoje (23) tem dose de reforço contra Covid-19 para 40 anos ou mais; Confira em quais postos tem vacinas disponíveis
Mulheres atualmente gestantes ou puérperas com 40 anos ou mais que receberam as doses da CoronaVac, Pfizer, AstraZeneca ou Janssen, estão aptas a receber um 2º reforço com a vacina Pfizer
A Secretaria de Saúde de Marechal Cândido Rondon anuncia a aplicação da 4ª dose (2º reforço) contra a Covid-19 nos cidadãos com idade entre 40 e 49 anos.
A vacinação ocorrerá nesta quinta-feira (23), das 17h às 20h, exclusivamente nos seguintes postos de saúde: bairros Vila Gaúcha, São Lucas e Alvorada, e no Loteamento Augusto. Trabalhadores da saúde também estão incluídos.
Pessoas que residem nos distritos e que têm esta faixa etária podem se deslocar nesta quinta-feira aos postos de saúde mencionados, ou aguardar o novo roteiro de vacinação com a 4ª dose (ou 2º reforço) para as salas de vacinas no interior do município.
Nota técnica
Recentemente, foi distribuída a nota técnica nº 176/2022-CGPNI/DEIDT/SVS/MS, que orienta a adequação do esquema vacinal nos indivíduos com 40 anos de idade ou mais devido à redução da efetividade das doses com o passar do tempo.
Para ampliar a proteção contra a Covid-19 nas pessoas desta faixa etária, o Programa Nacional de Imunizações (PNI), subsidiado por discussões na Câmara Técnica Assessora em Imunizações/Covid-19 e por atuais evidências científicas, recomenda a aplicação da 4ª dose (2º reforço) para quem recebeu as vacinas das marcas AstraZeneca, CoronaVac ou Pfizer no esquema primário, seguido de uma dose de reforço (REF).
Mulheres atualmente gestantes ou puérperas com 40 anos ou mais que receberam as doses da CoronaVac, Pfizer, AstraZeneca ou Janssen, estão aptas a receber um 2º reforço com a vacina Pfizer (mRNA). As presentes recomendações também são válidas para pacientes imunossuprimidos.
Quem tem 40 anos ou mais e recebeu como esquema primário a marca Janssen (dose única), está orientado a receber um terceiro reforço, independente do imunizante utilizado anteriormente, conforme nota técnica nº 177/2022-CGPNI/DEIDT/SVS/MS, igualando o quantitativo total de vacinas referentes aos demais esquemas vacinais contra a Covid-19.