Fale com a gente
Tic Tac

Análise Comportamental

Você sabe qual é a origem dos sete pecados capitais? O eneagrama explica [vídeo]

O eneagrama surgiu a partir do estudo dos comportamentos humanos através de suas paixões ou pecados

Publicado

em

Providência

No século 4 d.C. surgiu o ENEAGRAMA (Do grego ENNEA = NOVE e GRAMMA = DESENHO (desenho com 9 pontos). Esse desenho, que é um sistema milenar, já era utilizado pelos padres do deserto.

Eles começaram a estudar seus próprios comportamentos, e perceberam que mesmo meditando, orando muito e seguindo os ensinamentos do Cristo, era difícil para o ser humano permanecer o tempo todo conectado com Deus.

Academia Meu Espaço

Então, passaram a relatar, seus sentimentos, as emoções do coração que faziam essa desconexão, e também os pensamentos, as ideias fixas na mente humana que os afastavam dos ensinamentos do Cristo.

Surgiram assim, as NOVE HAMARTIAS (do grego = errar o alvo), que são as nove formas como nós humanos nos afastamos de Deus. As nove paixões que nos fazem sofrer. IRA, SOBERBA, VANGLÓRIA, INVEJA, AVAREZA, COVARDIA, GULA, LUXURIA E PREGUIÇA. Lembrem da paixão de Cristo, que relata o sofrimento de Cristo.

Somente dois séculos depois, o então Papa Gregório, formalizou as nove hemartias. No entanto, retirou duas delas, a VANGLORIA, ou vaidade e a COVARDIA, ou medo), passando a serem chamados de Os sete pecados capitais (CAPITAL do latim CAPUT = CABEÇA). Os sete pecados/paixões que dominam a cabeça do homem.

refran
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte