Fale com a gente
Sicredi

Economia

Copel vai modernizar a primeira usina construída no Paraná

Pequena para os padrões atuais, a usina Chopim I teve um papel muito relevante no desenvolvimento dos municípios do Sudoeste do Estado quando começou a operar, em 1963. Para começar os trabalhos na casa de força, já foi instalada uma nova ponte rolante que permite a retirada e movimentação dos grandes equipamentos em segurança

Publicado

em

|Foto: Copel|
Academia Meu Espaço

A Copel iniciou a modernização da Central Geradora Hidrelétrica (CGH) Chopim I – primeira usina construída pela empresa durante a concepção do plano de eletrificação do Paraná, entre os anos de 1961 e 1965.

Pequena para os padrões atuais, a usina teve um papel muito relevante no desenvolvimento dos municípios do Sudoeste do Estado quando começou a operar, em 1963.

Ótica da Visão

A planta tem potência instalada de 1,98 MW dividido em duas unidades geradoras impulsionadas por turbinas tipo Kaplan. O aproveitamento está localizado na margem esquerda do Rio Chopim, no município de Itapejara d’Oeste.

Com investimentos estimados em R$ 5 milhões, a renovação vai proporcionar maior confiabilidade à operação e à manutenção da usina.

Ao longo dos quase 60 anos de funcionamento, a instalação foi atingida por várias enchentes provocadas pela elevação súbita de nível das águas do Rio Chopim, comprometendo e reduzindo a vida útil de alguns equipamentos.

Por isso, a modernização será ampla, incluindo a substituição ou adequação de todos os sistemas elétricos e mecânicos dos geradores 1 e 2, além de toda instrumentação de proteção, medição e automação. O projeto contempla também a adoção de novas tecnologias e equipamentos que vão possibilitar a operação remota da usina.

Para começar os trabalhos na casa de força, já foi instalada uma nova ponte rolante que permite a retirada e movimentação dos grandes equipamentos em segurança. As obras devem se estender até março de 2022, quando as unidades geradoras serão disponibilizadas novamente ao sistema elétrico brasileiro.

Clube Náutico
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte