Fale com a gente
SF CONSTRUTORA TOPO ABSOLUTO

Economia

Governador apresenta modelo de crescimento econômico sustentável do Paraná nos EUA

O governador Carlos Massa Ratinho Junior participou nesta quarta-feira (15), em Nova York, do evento Brazil and the World Economy.

Publicado

em

Foto: AEN.
Rui Barbosa

O governador Carlos Massa Ratinho Junior participou nesta quarta-feira (15), em Nova York, do evento Brazil and the World Economy, onde apresentou o modelo implementado pelo Governo do Estado que alia desenvolvimento econômico e proteção ao meio ambiente. Organizado pelo Banco BTG Pactual, o encontro reúne governadores brasileiros e executivos de empresas como a Arezzo, Parceiros da Educação, Motriz, Amigos da Poli e Fortress com o intuito de apresentar oportunidades de negócio no Brasil com foco no agronegócio. 

Como tem feito em outras agendas internacionais, Ratinho Junior voltou a defender a estratégia de transformação do Paraná em uma espécie de grande supermercado do mundo por meio do incentivo à agroindústria. “O Paraná sempre foi um grande produtor e exportador de alimentos, mas o que fizemos foi estimular investimentos no beneficiamento e industrialização desses produtos para que tivessem mais valor agregado. Isso beneficia toda a cadeia produtiva, gerando mais empregos e renda à população”, afirmou o governador.

Portal Facebook

Um efeito prático disso foi o crescimento de 5,8% no Produto Interno Bruto (PIB) estadual em 2023, o dobro do resultado nacional, que cresceu 2,9% no último ano. O desempenho foi puxado principalmente pelos resultados da agropecuária, que cresceu 26,91% enquanto a média nacional foi de 15,1%. Ele também destacou o chamado PIB Verde do Paraná, que já tem 32% da economia totalmente voltada para a Agenda 2030.

A melhoria nos métodos de produção agrícola e a implementação de políticas públicas voltadas para o campo também pesaram, conforme Ratinho Junior, para que o Paraná se tornasse uma referência nacional e internacional em desenvolvimento sustentável. Ele lembrou que o Estado foi eleito por três anos consecutivos pelo Ranking de Competitividade dos Estados e por duas vezes pela consultoria Bright Cities o estado mais sustentável do Brasil, além de ser citado como exemplo no assunto pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). 

Como exemplo, o governador citou um levantamento do Núcleo de Inteligência Geográfica e da Informação (NGI) do Instituto Água e Terra (IAT) que demonstrou que o Paraná teve um aumento significativo de cobertura florestal natural nos últimos anos. Ela passou de 54.856 km² em 2017 para 55.061 km² em 2022, um aumento de 205 km², o que equivale a uma área de 20,5 mil campos de futebol. No período, o Paraná também foi o único estado do Sul do País com aumento de cobertura vegetal no período. 

Ele ainda destacou a transição energética em andamento. “Por meio do RenovaPR, também estamos oferecendo incentivos econômicos e condições facilitadas de financiamento para a instalação de sistemas de geração de energia solar e biogás nas propriedades rurais, o que aumenta o potencial de crescimento dos agricultores ao mesmo tempo que aumenta a proporção de energia produzida a partir de fontes limpas e renováveis”, expôs Ratinho Junior.

Parte desse reforço na produção de alimentos também é revertida em outras áreas do poder público. Uma das iniciativas destacada pelo governador é o programa Mais Merenda, que ampliou a oferta de alimentos adquiridos diretamente dos produtores nas escolas que compõem a rede estadual de ensino, com refeições em três turnos. “Agora, os alunos se alimentam bem quando chegam na escola, no almoço e antes de irem embora, o que facilita o processo de aprendizagem e reduz a evasão escolar”, argumentou.

MISSÃO INTERNACIONAL – A participação do governador no evento do BTG integra a última etapa da mais recente missão internacional do Governo do Paraná, que também contou com agendas na França, Polônia e Canadá. 

Nos Estados Unidos, onde permanece até sexta-feira (17) com o restante da delegação paranaense, Ratinho Junior também destacou as vocações econômicas do Estado durante participação no LIDE Brazil Investment Forum New York, que reuniu lideranças políticas e empresários brasileiros e norte-americanos. Ele também se encontrou com investidores no escritório do Alvarez & Marsal, empresa global de consultoria com atuação em diversos ramos. O governador ainda participa do Valor Econômico Summit, que tem como proposta discutir a economia brasileira e mundial.

Com informação AEN.

Clube Náutico
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte