Fale com a gente
Bonni Restaurante

Covid-19

Veterinária burla sistema e toma três doses de vacinas contra Covid-19; Prefeitura de Guarulhos pede apuração do MP

Nas redes sociais, a mulher declarou que tomou a 3ª dose para se sentir ‘mais protegida e viajar para onde quiser’. Ela procurou uma UBS sem computador, na periferia da Guarulhos: ‘Anotaram meu nome em uma folha timbrada, quando cair no sistema já será tarde’, afirmou. Prefeitura da cidade disse que ‘não se pode fechar os olhos para abusos e fraudes’.

Publicado

em

Jussara publicou o comprovante das três doses nas redes sociais. — Foto: Reprodução/ Redes Sociais
Providência

Uma veterinária burlou o sistema de vacinação e tomou três doses de vacinas contra a Covid-19, na Grande São Paulo. Jussara Sonner foi vacinada com as duas doses da Coronavac em fevereiro e março na UBS Vila Fátima, em Guarulhos, e tomou a dose única da Janssen na UBS Uirapuru na quarta-feira (30) por vontade própria.

Nas redes sociais, Sonner publicou o comprovante das três doses e declarou que tomou a terceira dose para se sentir “mais protegida e viajar para onde quiser”.

Sinatep curso

“Sei que nenhuma vacina é totalmente segura porque não houve tempo para a realização de testes. Mas como no início do ano tomei a vacina estava bastante incomodada com isso. Esperei o tempo necessário – 3 meses- e hoje consegui tomar a Janssen. Me sinto mais protegida e com dose única estou liberada para viajar para onde quiser”, disse ela em rede social.

Quando questionada por uma outra pessoa na publicação como tinha conseguido burlar o sistema de vacinação, Jussara informou que foi até uma Unidade Básica de Saúde (UBS) que estava sem computadores para verificar se o nome dela já constava no sistema de vacinação.

“Uma sorte, anotaram meu nome em uma folha timbrada, quando cair no sistema já será tarde”, afirmou.

Cartão de Jussara Sonner com a anotação das duas doses da Coronavac tomadas por ela. — Foto: Reprodução/Redes Sociais
Cartão de Jussara Sonner com a anotação das duas doses da Coronavac tomadas por ela. — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Nas postagens que faz nas redes sociais, Jussara Sonner declara voto no presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e compartilha memes contra o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), responsável pela chegada da Coronavac no Brasil.

Em nota ao G1, a Prefeitura de Guarulhos informou que “tomou conhecimento nesta manhã das postagens da médica veterinária e imediatamente determinou que o caso fosse enviado ao Ministério Público Estadual para que ela seja investigada”.

A prefeitura informou ainda que “não mede esforços para promover uma vacinação célere e eficiente, criando critérios objetivos para a contemplação de sua população. Mas não se pode fechar os olhos para abusos e fraudes que visem burlar esse sistema, ainda mais baseadas em motivações desprovidas de amparo científico que possam prejudicar grupos prioritários para a vacinação, como neste caso”.

A Secretaria Municipal da Saúde abriu um procedimento interno para apurar que tipo de falha pode ter ocorrido no sistema da UBS para que a mesma pessoa fosse vacinada duplamente com imunizantes diferentes.

O Ministério Público de Guarulhos diz que foi comunicado pela Prefeitura de Guarulhos sobre o caso às 16h25 deste quinta (1), mas a representação para a Promotoria Criminal de Guarulhos ainda não foi analisada.

A Secretaria da Justiça e Cidadania, por meio da Comissão Especial Integrada, órgão responsável pela apuração de denúncias e aplicação de penalidades a quem furar a fila da vacinação da Covid-19 no estado de SP, informou, por nota, que também investigará o caso.

Jussara Sonner exibe nas redes sociais cartão que comprova a terceira dose da vacina tomada por ela em Guarulhos, na Grande SP. — Foto: Reprodução/ Redes Sociais
Jussara Sonner exibe nas redes sociais cartão que comprova a terceira dose da vacina tomada por ela em Guarulhos, na Grande SP. — Foto: Reprodução/ Redes Sociais

MCR painéis
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte