Fale com a gente
acimacar amor sempre presente

Agricultura

Realizada abertura do curso de Manejo e Ordenha em Pato Bragado

Serão 26 horas de certificação, com vistas a implantação das boas práticas na atividade leiteira

Publicado

em

Autoridades e produtores rurais que estão em busca da qualificação em manejo e ordenha, considerado um pré-requisito para o curso de inseminação artificial de bovinos de leite| FOTOS: Marili Koehler/Assessoria|
Gramado Presentes

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente de Pato Bragado, Senar e o Sindicato Rural promoveram, na manhã de hoje (24), no centro cultural Arte e Encanto, a abertura oficial e a etapa inicial do curso de Manejo e Ordenha a produtores de leite interessados em aperfeiçoar as principais técnicas de manejo, envolvidas na atividade leiteira, com vistas à implantação das Boas Práticas.

As boas vindas foram repassadas pelo vice-prefeito e secretário de Saúde, John Nodari, presidente da Câmara de Vereadores, Ademir Kochenborger (Xaropinho), secretária de Agricultura, Jaqueline Vanelli, supervisor regional do Senar, Francisco Pelicão de Oliveira, mobilizadora do Senar e representante do Sindicato Rural, Tatiana Daniele Schneider e o instrutor do Senar, Euler Márcio Ayres Guerrios.

Funerária Alemão

No primeiro dia e também amanhã (25), serão repassados os conteúdos teóricos. Já na segunda-feira (28), ocorrem as atividades práticas e nos dias 29 e 30, as visitas individuais às propriedades dos produtores participantes, totalizando 26 horas de capacitação com certificação, ao número máximo de oito participantes, na intenção de que aproveitem da melhor forma os conhecimentos práticos.  

A secretária da pasta, Jaqueline Vanelli, conta que nesta oportunidade os produtores receberão orientações sobre os cuidados com a vaca antes do parto, nascimento da bezerra, manejo de vacas, condição corporal do rebanho, aplicação de vacinas e medicamentos, ordenha e qualidade do leite. “Além disso essa qualificação é um pré-requisito para o curso de inseminação artificial de bovinos de leite, previsto para ocorrer ainda nesse ano”, explica.

O município conta com mais de 100 produtores de leite e uma produção que chega a cerca de 115 mil litros de leite/mês. “O agronegócio merece continuar crescendo e a secretaria de Agricultura está empenhada e, além disso, contamos com grandes parceiros que são o Senar e o Sindicato Rural”, declara o vice-prefeito, John Nodari.

O gestor disse ainda que vários programas sendo reformulados para contemplar as exigências atuais dos produtores que buscam melhorar a situação econômica e social e, com isso, continuar impulsionando o desenvolvimento do município no agronegócio.

Manejo Integrado de Pragas

Ao mesmo tempo a Secretaria oferta vagas para a capacitação com certificação no Manejo Integrado de Pragas (MIP) na cultura da soja que também será aplicado pelo Senar em parceria com o Sindicato Rural.

O encontro de sensibilização irá ocorrer no dia 14 de julho, às 8 horas, no auditório da Escola Municipal Marechal Deodoro.

Serão 52 horas de com o seguinte conteúdo programático: conceitos básicos e importância do manejo integrado de pragas, protocolo de condução do talhão no MIP, principais pragas da cultura da soja, principais inimigos naturais das pragas da soja, estádios fenológicos da planta de soja, amostragens dos insetos, níveis de dano econômico e alternativas de manejo para controle.

O objetivo, segundo a secretária de Agricultura é de que os produtores possam conduzir um talhão de soja, monitorando e identificando os insetos de acordo com o protocolo técnico de manejo integrado de pragas. 

acimacar amor sempre presente
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte