Fale com a gente
Clube Náutico

Covid-19

Pesquisadores criam programa que consegue identificar presença do novo coronavírus pela língua

Aparelho portátil faz leitura da língua dos pacientes e tem eficácia de 84% em diagnósticos positivos para a Covid-19. Tecnologia aguarda autorização de uso pela Anvisa.

Publicado

em

Aparelho consegue fazer leitura da língua e identificar o novo coronavírus — Foto: Universidade Estadual de Maringá
Velho Oeste

Pesquisadores de uma empresa e da Universidade Estadual de Maringá (UEM), no norte do Paraná, criaram um programa capaz de fazer a leitura da língua de pacientes para verificar a presença do novo coronavírus.

O exame é feito por meio de um aparelho portátil. O equipamento consegue fazer uma análise molecular da saliva humana e indicar a presença do novo coronavírus em três segundos.

Dr. Pedro Wild

Segundo os desenvolvedores, a tecnologia aguarda aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o uso em larga escala.

O software foi testado com 970 pessoas. Segundo os estudos, o programa tem 84% de eficácia entre os casos positivos e de 91% entre casos negativos.

Apesar de ser mais rápido e menos invasivo, o teste ainda é menos eficaz que o exame do tipo RT-PCR.

Os estudos continuam, e a expectativa da empresa e da UEM é de que o software também possa ser usado para o diagnóstico de outras doenças, no futuro.

Coronavírus no Paraná

O Paraná tem 1.164.281 casos confirmados e 29.013 mortes provocadas pela Covid-19, segundo boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

O levantamento aponta que 95% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para adultos reservados para tratamento da doença no Sistema Único de Saúde (SUS) estão ocupados.

Até quinta-feira (17), o Paraná fez 3,1 milhões de testes do tipo RT-PCR, em laboratórios públicos e credenciados. Destes, 2.890 ainda aguardam resultado.

Por dia, o Laboratório Central do Paraná (Lacen-PR) e o Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP) têm capacidade de processar 10.600 exames.

Clube Náutico
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte