Fale com a gente
Gramado Presentes

Colunas

Encontre seu caminho na hora de investir

Antes de qualquer coisa, defina seus objetivos e encontre seus pilares. Depois, invista consciente e corretamente

Publicado

em

Gramado Presentes

Olá, amigos! No artigo da semana passada, escrevi sobre uma informação que precisamos saber antes de investir: o seu perfil de investidor. Hoje vamos nos aprofundar neste tema que é de fundamental importância para quem quer ingressar no mercado financeiro e começar seus investimentos.

Você sabe o seu perfil de investimento? Você é mais agressivo ou mais conservador? A resposta para essas perguntas está em suas características em relação aos investimentos, principalmente em como você lida com o risco presente neles.

Charles Pinturas

O perfil de investidor, também chamado de suitability, tem como objetivo mapear sua personalidade e suas expectativas com as aplicações financeiras, para assim, encontrar a melhor carteira de investimentos, de acordo com tal perfil.

Para encontrarmos o perfil, primeiramente, gosto de separar os investimentos em três pilares: segurança, rentabilidade e liquidez. Quando me refiro a segurança, é simples de entender, basicamente é o risco que está disposto a correr em seus investimentos, a rentabilidade é o retorno esperado de um ativou ou uma carteira de investimentos, enquanto a liquidez é a facilidade de transformar um ativo, seja ele financeiro ou físico, em dinheiro. Por exemplo, se possuo um imóvel, não é tão simples vende-lo, leva-se tempo, logo, esse imóvel possui pouca liquidez, já dinheiro aplicado na poupança, você saca a qualquer momento, portanto, possui alta liquidez.

Tendo entendido esses três conceitos, devemos identificar dois que mais condizem com nossa personalidade, pois é extremamente difícil encontrarmos ativos que possuam essas três características. Após encontrarmos esses pilares, temos um primeiro passo rumo ao nosso perfil de investimentos. O segundo passo é colocar na mesa quais são nossos objetivos, prazos, rentabilidade necessária, aportes necessários, dentre outras coisas, para conseguir mensurar qual investimento condiz mais com o que se busca. Digamos que você encontrou os seus pilares na segurança e rentabilidade, e seus objetivos são de longo prazo, assim sendo, você irá preferir ativos de renda fixa com menor liquidez. Porém se você renuncia à segurança para buscar rentabilidade e liquidez, seu caminho é a renda variável, tendo o risco de sua carteira alterado conforme o prazo do seu objetivo e a capacidade de aporte, quanto mais curto o prazo, maior o risco, pois terá que ir em busca de uma rentabilidade maior, ou, terá que aportar mais capital.

Diante disso você pode estar afoito a entrar na renda variável, ou com muito medo dela, mas vá com calma, defina seus objetivos, encontre seus pilares, e invista consciente e corretamente. Busque profissionais da área para lhe auxiliar, e foque no principal, seu bem-estar e de sua família, não se exponha ao risco desnecessário, mas também não deixe de ganhar por puro medo, tenha equilíbrio, pois como costumo dizer, dinheiro é apenas dinheiro, o que importa são os nossos sonhos e de nossa família, afinal, essa é a principal função dos investimentos, realizar sonhos.

Tic Tac
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte