Fale com a gente
Tic Tac

Manifestação

Carreata pela vacina acontece neste sábado em Marechal Cândido Rondon

O ato, que tem como pauta a defesa do acesso à vacina para todos, seguirá todas as normas de segurança, de modo a evitar possíveis contágios pela Covid-19

Publicado

em

lift training

Neste sábado (27), às 9h30, acontece em Marechal Cândido Rondon a carreata “Vacina Gratuita e Para Todos Já!”. A mobilização, que vem sendo realizada em diversas cidades do país, partirá de frente Lago Municipal. O ato, que tem como pauta a defesa do acesso à vacina para todos e seguirá todas as normas de segurança, de modo a evitar possíveis contágios pela Covid-19. A iniciativa surgiu a partir de cidadãos comuns e entidades sindicais, estudantis e populares que estão sofrendo os impactos da pandemia no seu cotidiano e preocupados com o futuro. De acordo com os organizadores, embora tenha sido utilizado o nome “carreata”, a proposta inclui bicicletas, motos, caminhões.

No último final de semana (20 e 21) o Brasil atingiu o recorde de 3.728 mortes por Covid em 48h. Com mais de 12 casos de infecção por covid-19 identificados, o país já contabiliza mais de 295 mil mortes. As dez primeiras semanas epidemiológicas de 2021, em comparação com o ano de 2020, apresentam um agravamento na demanda por internamentos e, consequentemente, no número de óbitos. Como consequência, diversos estados – entre eles o Paraná – enfrentam o colapso da estrutura hospitalar e já existem registros de mortes em casa, sem atendimento hospitalar. Com uma demanda acima do que a estrutura em saúde pode suportar, estados começam a relatar dificuldade para garantir o abastecimento de oxigênio e de medicamentos utilizados para a intubação de pacientes.

Portal Facebook

Enquanto isso, desde o dia 17 de janeiro, quando a primeira pessoa foi vacinada no país, pouco mais de 12 milhões de pessoas foram vacinadas, sendo que destas, apenas 4,2 já receberam a segunda dose. Vale lembrar que a população estimada do Brasil ultrapassa 211 milhões de pessoas. Aliado a este cenário e ao negacionismo, existe ainda uma enorme pressão contra medidas restritivas, única medida eficaz, além das vacinas, para frear o vírus.

“Queremos voltar à normalidade, mas com segurança. Queremos a volta das aulas presenciais, mas com segurança. Para isto é preciso Vacina para Todos os trabalhadores e trabalhadoras”, destacam os organizadores. 

D Marquez
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte