Fale com a gente
Sicredi

Cultura

Memória rondonense resgata fotos do Miss Rondon 1988

As fotos são do acervo particular de Marciana Regina Roloff Santa Maria, vencedora do evento daquele ano

Publicado

em

|FOTO: Acervo particular de Marciana Regina Roloff Santa Maria|
Imobiliária Maurício Vazquez

O Memória Rondonense publicou esta semana um conjunto de imagens do concurso Miss Marechal Cândido Rondon 1988.

As fotos são do acervo particular de Marciana Regina Roloff Santa Maria, vencedora do evento daquele ano. Foram 19 participantes.

Funerária Alemão

O historiador e coordenador do Memória Rondonense, Harto Viteck, disse à redação do Portal Rondon que essas memórias são muito importantes para a historiografia do município. Ele pretende aumentar o número de fotos da publicação, para isso, pede que caso as demais candidatas a Miss daquele ano queiram colaborar com o projeto, podem enviar as fotos de sua participação.

“Um povo sem memória, sem conhecer a sua história, continua cometendo os mesmos erros de seus antecedentes… Preservar a história é dar conhecimento, transmitir experiências, ensinas as gerações, formar uma identidade cultural. A cultura é essencial para o desenvolvimento das gerações. Se analisarmos as grandes economias do mundo, elas são fortes em preservar a sua história. No Brasil, somos relapsos exponenciais em não cuidar do nosso pratimônio histórico individual e muito menos o coletivo”, lamentou o historiador Viteck.

Para conferir as fotos resgatadas pelo projeto, clique aqui.

O Memória Rondonense lembra fatos históricos do município rondonense diariamente.


Sobre o Memória Rondonense

O Projeto “Memória Rondonense” é hoje o maior empreendimento histórico-cultural de resgate de dados, documentos e textos concernentes à história de Marechal Cândido Rondon e também, em parte, do Oeste do Paraná.

Como já confirmado, o projeto é pioneiro, inédito e consolidado, sem similar no País até onde sabido. Usa as modernas ferramentas midiáticas da internet para divulgar e apresentar o resultado das pesquisas e estudos realizados.

O portal do Projeto disponibiliza atualmente um banco de dados com mais de 16 mil informações históricas e perto de 10 mil imagens, entre fotografias e documentos digitalizados.

Centenas e centenas de estudantes, acadêmicos e professores consultam o site do projeto para trabalhos escolares e pesquisas, bem como um alto número de pessoas interessadas em conhecer detalhes da historiografia de Marechal Cândido Rondon e região. Muitas delas moradoras fora do Paraná e também do País.

O portal, inclusive, se tornou referência no uso em salas de aula para ensino da história do município e do Oeste do Paraná, como adiantado por muitos profissionais da educação.

O trabalho de pesquisa e coleta de informações é realizado por um grupo de pessoas interessadas na preservação histórica local, sem qualquer remuneração pelo trabalho que realizam. Os valores auferidos de apoios financeiros são investidos em mais pesquisas e estudos para ampliação do banco de informações e dados históricos do Projeto, tudo disponibilizado para acesso público.

A plataforma do portal do Projeto apresenta os seguintes diretórios, além da página inicial:

  1. Calendário histórico – Nesta seção são compartilhadas as informações e curiosidades históricas pesquisadas que aconteceram e acontecem no dia-a-dia no município ou fora dele, mas com pertinência, de maneira sucinta e numa linguagem moderna e fácil.
  2. Atualidades e publicações – Neste diretório são publicados trabalhos acadêmicos, reproduzidas reportagens e compartilhadas publicações e notícias que têm, de forma direta ou indireta, conectividade com a história rondonense e do Oeste do Paraná.
  3. Eventos – Neste campo são inseridos, como o próprio título destaca, referências a eventos, relatos biográficos de personagens e acontecimentos vinculados à historiografia regional.
  4. Galeria – Este arquivo expõe os acervos fotográficos pertencentes a pioneiros e de outras origens igualmente com pertinência à história local e regional.
  5. Entrevistas – Neste espaço são compartilhadas as entrevistas com pioneiros, autoridades e especialistas, feitas pela equipe do Projeto, por emissoras de rádio e outros meios.


Com informações do Memória Rondonense

Tic Tac
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte