Fale com a gente
Clube Náutico

Cultura

Inscrições para o Bolsa Atleta iniciam terça-feira (26)

Publicado

em

Rui Barbosa

Governo Federal, por meio do Ministério da Cidadania, publicou o novo edital do Bolsa Atleta. A partir de agora, o programa disponibilizará uma nova plataforma digital que facilitará as inscrições e o acompanhamento dos processos de análise e concessão do benefício.

 

Dr Guilherme Dentista

Os candidatos poderão realizar a inscrição no sistema virtual do dia 26 de janeiro até o dia 15 de fevereiro. Nele, os atletas poderão enviar documentos como declarações de clube e de patrocinadores, preencher o plano esportivo, acompanhar o andamento da análise da inscrição e verificar periodicamente a existência de pendências. Caso seja contemplado, o beneficiário poderá enviar os dados bancários e assinar o termo de adesão no próprio sistema.

 

“A criação desse novo sistema e o nosso compromisso de publicar editais do Bolsa Atleta sempre em janeiro demonstram o empenho do Governo Federal em reorganizar o calendário de inscrições e de pagamentos do programa, sempre respeitando os resultados esportivos do ano anterior”, Marcelo Magalhães, secretário especial do Esporte do Ministério da Cidadania

“Saímos da era do papel para a era digital”, afirma o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni. “O Bolsa Atleta é mais uma das muitas ações para desburocratizar sistemas, ampliar a transparência e facilitar a relação do cidadão com os serviços prestados pelo Governo Federal”, completa o ministro.

 

Passo a passo

 

Para ter acesso, todos os candidatos elegíveis devem se cadastrar no portal único do Governo Federal. Com a senha criada, o atleta terá acesso ao sistema do programa, por meio da área de Inscrições da página do Bolsa Atleta no portal do Ministério da Cidadania.

 

“Antes, o atleta precisava preencher um formulário e enviar pelos Correios toda a documentação prevista no edital. Se precisasse complementar algo, teria que ir aos Correios de novo. Agora, tudo é feito dentro do sistema. Ele submete a inscrição diretamente para a Secretaria Especial do Esporte”, explica o coordenador-geral do programa Bolsa Atleta, Mosiah Rodrigues.

 

Bolsa Atleta

 

Criado em 2005, o Bolsa Atleta é um dos maiores programas de patrocínio direto ao atleta do mundo. Desde a sua implementação, já foram concedidas mais de 69,5 mil bolsas para 27 mil atletas de todo o País.

 

Nas Olímpiadas do Rio 2016, 77% dos 465 atletas convocados para defender o Brasil eram bolsistas. Das 19 medalhas conquistadas pelos brasileiros – a maior campanha da história –, apenas o ouro do futebol masculino não contou com bolsistas.

 

Já nos Jogos Paralímpicos Rio 2016, o Brasil teve a maior delegação da história, com 286 atletas, sendo 90,9% bolsistas. Foram 72 medalhas conquistadas, em 13 esportes diferentes. Todas as medalhas foram conquistadas por atletas beneficiários pelo programa.

 


Fonte: Ministério da Cidadania

 

acimacar amor sempre presente
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte