Fale com a gente
Rui Barbosa

Política

Marechal Cândido Rondon dá passo importante rumo ao “Lixo Zero” com assinatura de dois decretos municipais

Na manhã desta terça-feira (28), a prefeitura de Marechal Cândido Rondon realizou um evento marcante no auditório do Paço Municipal Arlindo Lamb.

Publicado

em

Foto: Assessoria.

Na manhã desta terça-feira (28), a prefeitura de Marechal Cândido Rondon realizou um evento marcante no auditório do Paço Municipal Arlindo Lamb, oficializando dois importantes instrumentos que consolidam o compromisso do município com a sustentabilidade e a gestão responsável dos resíduos sólidos.

Estiveram presentes o prefeito Adriano Backes, o vice-prefeito Vanderlei Sauer, o secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Sustentável, Alex Luis Kuhn, vereador-presidente Valdir Sachser (Valdirzinho), vereadores Marciel Escher, Fernando Nègre, Carlinhos Silva e Marcos Spohr, o engenheiro ambiental Marcos José Chaves, demais vereadores, secretários, servidores públicos e representantes de diversas secretarias municipais, que prestigiaram o ato e reforçaram o compromisso da administração com ações de sustentabilidade e conscientização ambiental.

Alpha Investimentos

Durante a solenidade, o prefeito Adriano Backes assinou os decretos “Marechal Lixo Zero” e da Separação em 3 Frações, que integram as ações da Semana Lixo Zero 2025, uma mobilização estadual promovida pelo Paraná Lixo Zero, em parceria com o Instituto Lixo Zero Brasil. A iniciativa tem como objetivo sensibilizar a população para o consumo consciente e a destinação correta dos resíduos.

O decreto “Marechal Lixo Zero” institui o Programa Municipal Lixo Zero, com o propósito de incentivar a redução na geração de resíduos, valorizar os materiais recicláveis e estabelecer metas de desvio de resíduos orgânicos e recicláveis do aterro sanitário até 2030.

Já o Decreto da Separação em 3 Frações determina a obrigatoriedade da segregação dos resíduos em orgânicos, recicláveis e rejeitos em todas as repartições públicas municipais, servindo como projeto-piloto para futuras expansões à comunidade em geral.

O prefeito Adriano Backes destacou que os novos decretos representam um avanço significativo na política ambiental do município, reforçando o compromisso da gestão com práticas sustentáveis.

O engenheiro ambiental Marcos José Chaves ressaltou que a proposta visa unir o poder público e a comunidade em torno de um propósito comum, promovendo uma mudança cultural voltada à responsabilidade ambiental.

A Semana Lixo Zero é realizada anualmente em todo o país, com ações de educação ambiental, inovação e economia circular. No Paraná, o evento integra o calendário oficial do Estado, conforme a Lei nº 19.979/2019.

Com a adesão à campanha e a assinatura dos novos decretos, Marechal Cândido Rondon reafirma seu papel de referência regional em políticas públicas de sustentabilidade, fortalecendo a integração entre gestão pública, meio ambiente e cidadania.

Ponto Com
Continue Lendo
Mega-Sena: Concurso 3035
05 07 17 51 56 59
Atualizado: 2026-07-24 13:42:07
Estimativa próximo concurso:
R$ 70.000.000,00
Próxima data: 25/07/2026

Lotofácil: Concurso 3743
02 03 04 05 09 10 11 13 15 18 19 20 21 23 25
Atualizado: 2026-07-24 13:42:09

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Otica 1