Agronegócio
Densa fumaça de queimadas pode ter causado morte de abelhas em massa no Paraná
Situação foi registrada nos municípios de Pato Bragado e Entre Rios do Oeste
Densa fumaça de queimadas pode ter causado morte de abelhas em massa nos municípios de Pato Bragado e Entre Rios do Oeste.
Imagens que evidenciam o massacre foram enviadas ao Portal Correio do Lago na tarde desta quarta-feira (04). A situação alarmante preocupa produtores e autoridades locais, que já iniciaram uma investigação para entender as causas do desastre.
Nos últimos dias, diversas queimadas na região e em outras partes do Brasil geraram uma densa fumaça que cobriu vários municípios, causando impactos ambientais significativos. A fumaça pode ter sido um dos fatores determinantes para a morte massiva das abelhas, essenciais para a polinização e a produção de mel.
Os apicultores, que integram a associação desses municípios, estão analisando amostras e buscando informações que possam explicar a causa dessa tragédia nas meliponárias. Além da fumaça, há suspeitas de que o uso de agrotóxicos na agricultura local também possa estar relacionado às mortes.
Mais de 10 produtores de abelhas sofreram perdas significativas, colocando em risco o seu sustento e afetando a economia local. A produção de mel, que é uma importante fonte de renda para essas famílias, foi gravemente comprometida.
Com informação Correio do lago.