Fale com a gente
D Marquez

Mundo

Japão perde 800.000 pessoas e população cai pelo 14º ano consecutivo

Em contraste, número de residentes estrangeiros no país aumentou cerca de 289,5 mil em relação a 2022

Publicado

em

Anadolu Agency/Getty Images
Imobiliária Maurício Vazquez

A crise populacional do Japão está se acelerando, com o número de habitantes caindo em mais de 800.000 no ano passado – ecoando tendências semelhantes observadas em outros países do Leste Asiático.

Em 1º de janeiro deste ano, a população total do Japão era de 125,4 milhões, incluindo residentes japoneses e estrangeiros, de acordo com dados divulgados na quarta-feira (26) pelo Ministério de Assuntos Internos do Japão. O número de residentes estrangeiros aumentou cerca de 289,5 mil em relação ao ano anterior – um aumento significativo acima de 10%.

Academia Meu Espaço

Mas o número de residentes japoneses encolheu em 800.523, marcando o 14º ano consecutivo de contração desde o pico em 2009, disse o ministério.

As mortes ultrapassaram os nascimentos no Japão por mais de uma década, representando um problema crescente para os líderes da terceira maior economia do mundo.

O país agora enfrenta uma população idosa cada vez maior, juntamente com uma força de trabalho cada vez menor para financiar pensões e assistência médica, à medida que a demanda da população idosa aumenta.

A população do Japão está em constante declínio desde seu boom econômico na década de 1980, com uma taxa de fertilidade de 1,3 – muito abaixo da taxa de 2,1 necessária para manter uma população estável, na ausência de imigração.

O país também tem uma das maiores expectativas de vida do mundo; em 2020, quase uma em cada 1.500 pessoas no Japão tinha 100 anos ou mais, de acordo com dados do governo.

Perto dali, China, Coreia do Sul, Singapura e Taiwan estão passando por crises semelhantes, lutando para incentivar os jovens a terem mais filhos, diante do aumento do custo de vida e do descontentamento social.

Essas tendências preocupantes provocaram um alerta em janeiro do primeiro-ministro Fumio Kishida de que o Japão está “à beira de não ser capaz de manter as funções sociais”.

Em uma tentativa de preencher essas lacunas e equilibrar a população, as autoridades japonesas nos últimos anos pressionaram por mais residentes e trabalhadores estrangeiros – uma tarefa nada fácil em um país altamente homogêneo com níveis comparativamente baixos de imigração.

Em 2018, os legisladores japoneses aprovaram uma mudança de política proposta pelo ex-primeiro-ministro Shinzo Abe que criou novas categorias de visto para permitir que cerca de 340.000 trabalhadores estrangeiros assumissem empregos altamente qualificados e de baixa remuneração.

E em uma grande mudança em 2021, o governo japonês disse que estava considerando permitir que estrangeiros em certos empregos qualificados permanecessem indefinidamente.

No entanto, a pandemia de Covid-19 interrompeu grande parte desse progresso, com o país fechando suas fronteiras para estrangeiros e impondo bloqueios em muitas províncias.

Um relatório do ano passado de uma organização de pesquisa com sede em Tóquio descobriu que o Japão precisa de cerca de quatro vezes mais trabalhadores estrangeiros do que os níveis de 2020 até 2040 para atingir as metas econômicas do governo.

Mas, alertou, para fazer isso, o Japão deve primeiro criar um ambiente que apoie os direitos humanos dos trabalhadores migrantes e pressionar por mudanças sociais para aceitar mais os estrangeiros.

D Marquez
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte