Fale com a gente
Tic Tac

Agronegócio

Entidades sanitárias permanecem em alerta contra gripe aviária

As aves criadas livremente devem ficar 90 dias sem acesso aos piquetes, abrigadas em local telado

Publicado

em

Foto: CNA
Academia Meu Espaço

 O Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal (DDA) do Rio Grande do Sul promoveu uma reunião com as supervisões regionais da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), além de membros dos grupos técnicos de Sanidade Avícola e Educação Sanitária.  Na pauta, um balanço das ações de vigilância da gripe aviária e alinhamento de estratégias sobre a Portaria 572 do Ministério da Agricultura, publicada no Diário Oficial da União em 29 de março, que proíbe a realização de feiras e exposições de aves em todo o território nacional por 90 dias.

“O Estado já tem uma instrução normativa de fevereiro com esse regramento. Quando acabar o prazo da IN estadual, continuamos com a suspensão dos eventos tendo como base a portaria federal”, explicou o chefe da Divisão de Defesa Sanitária Animal, Fernando Groff.

Portal Instagram

Outra determinação da portaria ministerial sobre a gripe aviária é de que as aves criadas livremente devem ficar 90 dias sem acesso aos piquetes, abrigadas em local telado. “Nós já havíamos feito uma nota técnica, em caráter recomendatório, para o recolhimento das criações nos galpões, neste período de maior risco”, informou a fiscal estadual agropecuária Ananda Paula Kowalski, do Programa Estadual de Sanidade Avícola.

Com relação às atividades de vigilância ativa, o Serviço Veterinário Oficial do Rio Grande do Sul já acumula 1.315 ações desde janeiro de 2023, com estimativa de 1 milhão de aves observadas; além de 778 ações de educação sanitária, com alcance estimado de 21 mil pessoas.

D Marquez
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte