Fale com a gente
refran

Saúde

Cerca de 2,5 mil pessoas aguardam transplante no Paraná: ‘Doação de órgãos traz esperança para outras famílias’

Campanha ‘Setembro Verde’ incentiva conversa sobre doação de órgãos. Paciente que aguarda doação conta que espera com as malas prontas, porque chamado para procedimento pode acontecer a qualquer momento

Publicado

em

| Foto: Reprodução/RPC|
Providência

Cerca de 2,5 mil pessoas aguardam por um transplante no Paraná, segundo dados do Sistema Estadual de Transplantes.

Durante o mês de setembro, o Brasil desenvolve a campanha “Setembro Verde”, que incentiva a conscientização e a conversa sobre doação de órgãos.

tryideas

“Saber da possibilidade de doar órgãos é um direito da família. A doação de órgãos salva vidas, ela traz esperança para outras famílias” afirma a psicóloga Carla Fabíola Carvalho, do Hospital Municipal Padre Germano Lauck.

Cleuza Santos está à espera de um transplante de rim há um ano e meio. De acordo com ela, as malas ficam prontas porque o chamado para o procedimento pode acontecer a qualquer momento.

“A gente fica dia a dia esperando. A gente tenta não ficar desesperado, mas é uma coisa que você fica na espera”, relata a paciente.

Papel da família

Dados do Registro Brasileiro de Transplantes indicam que o Paraná é um dos estados que mais registra doações e transplante de órgãos no Brasil. Entretanto, o número ainda não é suficiente para zerar a fila de transplantes.

De acordo com Valter da Silva, que faz parte da comissão de doação de órgãos do Hospital Ministro Costa Cavalcanti, em Foz do Iguaçu, é importante que as pessoas sinalizem o interesse em serem doadoras ainda em vida.

“A maior dificuldade que temos em relação à doação e ao transplante, para diminuir essa fila de espera, ainda é a recusa familiar”, explica Valter.

Em 2022, foram 500 notificações de potenciais doadores no Paraná, mas apenas metade foi efetivada. O principal motivo, com 32%, foi por contraindicação médica. Em seguida, cerca de 27% foi por falta de autorização da família.

A família é a única que tem o poder para decidir se a doação pode ocorrer e a decisão deve ser feita ainda no hospital.

Carla Fabíola Carvalho, psicóloga do Hospital Municipal Padre Germano Lauck, explica que os hospitais mantêm equipes preparadas para orientar e auxiliar as famílias na hora da decisão.

“Se você precisasse, você gostaria de receber? Essa pergunta fazem com que as famílias reflitam um pouco. É uma oportunidade para a família conseguir ressignificar esse momento. Imagina você conseguir dar continuidade da vida de outra pessoa. Um paciente que é potencial doador de órgãos pode ajudar até dez pessoas”, afirma Carvalho.

Sérgio Vieira dos Santos esperou por um transplante por nove anos. Em 2016 a possibilidade surgiu e ele relata que a ação mudou a vida dele.

“Sou grato ao familiar que dispôs a doar os órgãos. Gratificante, muito bom mesmo. A gente sai daquele sofrimento”, conta.

Tic Tac
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte