Fale com a gente
Tic Tac

Política

Entenda o que muda na Alep com a criação da Bancada Feminina

Bancada permite deliberação conjunta de votos das deputadas, além de garantir mais direitos em plenário, como maior tempo de fala na tribuna durante horário de liderança

Publicado

em

|Foto: Luciomar Castilho/Alep|
lift training

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) aprovou nesta segunda-feira (8) a redação final do projeto de resolução que cria a Bancada Feminina. A medida amplia a participação feminina na Casa, reservando lugar às deputadas na Mesa Diretora, atualmente composta apenas por homens.

A proposta tramitou por seis meses antes da aprovação em três turnos, além da redação final. Em abril, houve resistência à proposta na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), mas o pleito avançou e gradativamente ganhou apoio dos parlamentares – incluindo a cúpula da própria Mesa Diretora.

Dr Rodrigo Dentista

Com a aprovação nesta segunda, o presidente da Alep, Ademar Traiano (PSD), já pode promulgar o texto e instalar oficialmente a bancada – o que ainda não tem data para acontecer, segundo informações da Procuradoria Especial da Mulher.

Sobre a reserva de assento na Mesa Diretora, a Alep disse que o ato só “poderá ocorrer no início da próxima legislatura”.

O que muda na prática?

  • As deputadas terão um órgão próprio para deliberação de votos em bloco, como acontece em bancadas partidárias. Atualmente a organização de votos em conjunto das deputadas só ocorre de maneira informal;
  • A bancada permite, também, participação das deputadas no Colégio de Líderes, órgão consultivo da Alep;
  • A bancada será suprapartidária, ou seja, deputadas de qualquer partido político poderão participar e deliberar votos conjuntos em plenário, quando assim acharem pertinente;
  • A bancada terá as mesmas prerrogativas que as de líderes de partido ou bloco parlamentar, como mais tempo de fala na tribuna para defesa de pautas;
  • A bancada terá uma líder, que deve ser definida quando o órgão for oficialmente implantado.

O projeto não prevê a criação de nenhum cargo e, segundo as deputadas autoras da proposta, o objetivo é incentivar a participação feminina na política e no parlamento paranaense. Hoje, das 54 cadeiras da Alep, 5 são ocupadas por mulheres.

A proposta foi apresentada pelas deputadas estaduais na Casa:

  • Cristina Silvestri (PSDB);
  • Mabel Canto (PSDB);
  • Cantora Mara Lima (Republicanos);
  • Maria Victória (PP);
  • Luciana Rafagnin (PT).

Votação

Nas três primeiras votações, o projeto passou com 43 votos favoráveis e 1 contrário, do deputado Homero Marchese. O parlamentar já tinha se manifestado contra a proposta quando ela era discutida na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), em abril.

Histórico

Foi a primeira vez que uma proposta do gênero tramitou na Alep e foi aprovada em 167 anos de existência, segundo a Diretoria Legislativa da Alep. Desde a criação do legislativo estadual, as deputadas da Casa de Leis nunca tiveram um órgão reconhecido para deliberação conjunta de votos.

A criação da Bancada Feminina da Alep segue uma tendência nacional. No Senado Federal, por exemplo, a Bancada Feminina foi formalizada em 2021.

Mudanças para avançar

Inicialmente, o texto garantia que as parlamentares tivessem 30% de participação na Mesa Diretora, contudo, foi alterado para que haja participação feminina na Mesa, sem definição de percentual.

Atualmente, a Mesa é formada apenas por homens – 9 no total. O órgão tem como objetivo dirigir os trabalhos legislativos e administrativos da assembleia.

Antes de ir à plenário, a proposta recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), na forma da emenda substitutiva geral, da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e da Comissão Executiva.

D Marquez
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte