Fale com a gente
D Marquez

Educação

Colégio Evangélico Martin Luther presenteia Marechal Cândido Rondon com uma réplica do 14 bis

O monumento é um presente pela passagem do 62 anos da cidade e foi inaugurado no final da tarde desta quinta-feira (11)

Publicado

em

FOTOS: Fernando Nègre/ Portal Rondon
Martin Luther – Enem

Marechal Cândido Rondon ganhou ontem, quinta-feira (11) Dia do Estudante, um grande presente do Colégio Evangélico Martin Luther, uma réplica em tamanho real do icônico avião 14 bis do inventor brasileiro Alberto Santos Dumont, que se torna a partir de agora um novo ponto turístico do município rondonense.

A inauguração do monumento ocorreu no final da tarde de ontem (11) e contou com presença de lideranças políticas, empresários e a comunidade escolar que celebraram mais uma conquista e a entrega de mais um grande presente à cidade pela passagem dos 62 anos de emancipação político-administrativa de Marechal Rondon.

Portal Facebook

Durante o ato inaugural o diretor do educandário Ildemar Kanitz evidenciou aos presentes que deseja que o novo ponto turístico rondonense possa não ser apenas um lugar de bate-papo e de muitas fotos, mas que também sirva de inspiração para que os rondoneses façam a diferença na sociedade.

“Queremos que todo mundo que passar em frente ao Martin Luther e olhar para o avião se inspire em Santos Dumont para fazer a diferença. Seja como ele, não igual, porque ninguém é igual a ninguém, mas acredite e torne seus sonhos realidade”

A réplica do 14 bis foi concebida dentro de um projeto de iniciação científica do colégio e foi construído pelos alunos com ajuda de alguns voluntários e empresas que também contribuíram para execução do projeto. O avião se tornou um símbolo para os alunos e entrou na vida da comunidade escolar e hoje faz parte do slogan e da realidade do Colégio Evangélico Martin Luther, afinal, “Aqui você voa mais alto”.

História

O 14 bis é uma aeronave que tem capacidade para um tripulante, foi o primeiro avião mais pesado que o ar a conseguir decolar por seus próprios meios. Esse fato histórico aconteceu no centro de Paris, no dia 23 de outubro de 1906. Nessa data, Santos Dumont decolou com seu “14 BIS” e percorreu 60 metros em 7 segundos, voando a uma altura de 2 metros do solo, perante mais de mil espectadores e da Comissão Oficial do Aeroclube da França.

Santos Dumont

Santos Dumont foi um cientista brasileiro que se destacou por sua grande engenhosidade e capacidade para inventar objetos, ficando marcado na história brasileira por seus grandes feitos na área da aviação. Dedicou sua vida à aeronáutica e à aviação e passou seus últimos anos deprimido por ver o avião ser usado na guerra.

Portal Rondon com informações de Brasil Escola e Museu Aeroespacial da FAB

Clube Náutico
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte