Fale com a gente
Gramado Presentes

Economia

Um em cada três paranaenses trabalha na informalidade, diz IBGE

Sem carteira assinada ou vínculo empregatício, trabalhador nessa condição não tem segurança ou garantias trabalhistas

Publicado

em

Um em cada três paranaenses trabalha na informalidade |Foto: Arquivo/Portal Rondon|
Gramado Presentes

A taxa de desemprego no Paraná é a quinta menor do país (6,8%), porém, o estado tem uma alta taxa de pessoas trabalhando na informalidade, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Dados da última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), realizada pelo IBGE, mostra que, dos paranaenses ativos no mercado de trabalho, 32,1% são informais. O número contempla cerca de 1,85 milhão de trabalhadores.

Ótica da Visão

A taxa de informalidade registrada pelo estado no primeiro trimestre deste ano é quase igual ao do período anterior à pandemia. Nos primeiros três meses de 2019, eram 1,9 milhão de paranaenses na informalidade.

Trabalhadores informais são aqueles que atuam no setor privado sem carteira assinada, ou por conta própria, mas sem CNPJ. Essa parcela da população fica sem os benefícios que o registro em carteira garante, como o fundo de garantia e a aposentadoria.

Dessa forma, o trabalhador não tem qualquer vínculo com o empregador e, apesar de estar trabalhando, não têm segurança ou garantias no emprego.

Para o superintendente do IBGE no paraná, Elias Ricardo, a alta taxa de informalidade é um retrato da crise.

“Ela [a economia] não está conseguindo absorver todos os trabalhadores que estão aptos a trabalhar, e nós precisamos gerar investimento e gerar emprego. No momento, a nossa situação não permite dizer que estamos sendo capazes de fazer isso”, avalia.

Tic Tac
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte