Fale com a gente
Pato Comércio Local

Educação

Sorvete de peixe: doutoranda da Unioeste Marechal disputa prêmio de inovação em evento nacional

A premiação acontece hoje às 20 horas durante o evento na Aquishow

Publicado

em

|Foto: Divulgação / Unioeste|
Certo Imóveis

A doutoranda do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Marechal Cândido Rondon, Ana Maria da Silva, representa a Instituição no Aquishow, evento da Aquicultura Nacional que reúne todos os elos da cadeia produtiva do setor para discutir os mais diversos assuntos ligados a ele, com o objetivo de aperfeiçoar práticas de produção e seu desenvolvimento.

Ana Maria concorre ao 2º Prêmio Inovação Aquícola com o sorvete a base de pescados e com os enlatados de peixe cultivados em água doce. A premiação acontece hoje às 20 horas durante o evento.

Mercadão dos Óculos

“É um reconhecimento de treze anos. Eu vim participar do evento acabaram me dando uma parte de um stand. Então a gente está aqui fazendo história de novo, o estande está cheio”, conta a doutoranda.

Foi pensando em ajudar a filha que passava por um câncer gestacional que Ana Maria desenvolveu um sorvete em que, com biotecnologia, conseguiu transformar a carne da tilápia em líquido, para assim inserir no sorvete e deixá-lo mais proteico. O sorvete com hidrolisado de tilápia está em fase de desenvolvimento e a pesquisa tem como objetivo avaliar a qualidade nutricional e a segurança alimentar do produto.

Este é apenas um dos resultados dos 13 anos de pesquisa de Ana Maria. Foi desenvolvida uma base para o sorvete e adicionado o hidrolisado da CMS (carne mecanicamente separada), que é resultado de um processo de aproveitamento da carne, não retirada pela indústria responsável em filetar a tilápia. Outro trabalho em desenvolvimento é a CMS enlatada, que agrega valor ao produto e já é disponibilizada pronta para o consumo. Ainda é possível, a partir da CMS, produzir fishburguer, almôndegas, empanados, inserir em bolos, biscoitos e outros produtos.

“Está sendo muito importante, eu estou muito feliz porque é um conhecimento do meu trabalho de treze anos como pesquisadora. Então eu estou muito contente de estar finalizando o meu doutorado em Desenvolvimento Sustentável com todo esse sucesso para o nosso trabalho e para nossa Unioeste”, afirma a Ana Maria.

Cesar Tintas
Continue Lendo

Doce Arte
Novo Banner Loja Mix