Fale com a gente
Clube Náutico

Educação

Vestibular da Unioeste vai além e oferta mais vagas do que previsto em Lei para pessoas com deficiência

130 vagas abertas ficam exclusivas para quem participar do concurso e informar que é uma pessoa com deficiência, caso elas não sejam ocupadas, não serão direcionadas para ampla concorrência

Publicado

em

|Foto: Divulgação|
Martin Luther – Enem

A corrida para as inscrições do Vestibular Unioeste 2022 já começou e segue até o dia 02 de junho. No lançamento da Campanha foi apresentada uma novidade que é a inclusão de duas novas cidades como locais de provas: Guarapuava (PR) e Campo Grande (MS). 

Agora, chegou a hora de informar um momento importante e que ressalta a premissa da Universidade Estadual do Oeste do Paraná de oportunizar para todos, de forma inclusiva, educação gratuita e de qualidade. A partir dessa edição do vestibular, a Unioeste vai ofertar vagas adicionais às regulares para pessoas com deficiência “Em 24 de março de 2022, foi aprovada a Resolução nº 003/2022-CEPE, que Assegura vagas para Pessoas Com Deficiência nos cursos de graduação e pós-graduação, da Unioeste, a partir do ano letivo de 2022. Nesta edição, optamos por 130 vagas adicionais às regulares, ou seja, não estamos diminuindo essas vagas daquelas já ofertadas, no entanto, apenas as pessoas com deficiência (PcD) podem ocupá-las”, explica o coordenador do Vestibular Paulo Renan Effgen. 

Academia Meu Espaço

Desta forma as 130 vagas abertas ficam exclusivas para quem participar do concurso e informar que é uma pessoa com deficiência, caso elas não sejam ocupadas, não serão direcionadas para ampla concorrência. 

O coordenador Paulo explica exatamente como foi o processo de organização da Universidade e a decisão de ir além do previsto em lei “Existe a determinação mínima de 5% (cinco por cento) das vagas destinadas para pessoas com deficiência, o que resultaria em 123, das 2460 ofertadas regularmente, porém, durante a discussão do tema, entendemos que alguns ajustes eram necessário, ampliando esse número para 130 além das regulares”. 

Interessados nas Vagas PcD

– É responsabilidade do candidato selecionar a opção para concorrer à vaga PcD durante o preenchimento da inscrição. 

– Para matricular-se, o candidato selecionado em vaga PcD deve comprovar essa condição mediante apresentação de laudo médico (modelo de referência anexo ao Edital do Vestibular 2022) 

– No caso de requerimento de banca especial, esse laudo deve ser carregado em sistema durante o período de inscrição. 

Não haverá diferença alguma com relação ao processo seletivo em si. O candidato deve participar normalmente do Vestibular no dia 10 de julho, assim como os outros candidatos (cotistas ou ampla concorrência). O único ponto importante é que aqueles que solicitarem banca especial precisam solicitar o atendimento nas cidades-sede, já que não há constituição de banca especial fora de sede (Campo Grande, Curitiba, Guarapuava e Maringá). 

Outra dúvida frequente e que precisa ser esclarecida é com relação a possibilidade de candidatos à vaga PcD também participarem da ampla concorrência “é possível concorrer à vaga PcD e, também, como cotista. Por exemplo, o candidato à vaga PcD tem exclusividade para esta vaga, mas também concorre em ampla concorrência pelo seu desempenho, assim como na condição de cotista de escola pública, se for o caso”, finaliza o coordenador. 

Vestibular 2022

As inscrições seguem até 02 de junho todos os candidatos a ocuparem uma das vagas divididas em 64 cursos e distribuídas em 5 campi (Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Marechal Cândido Rondon e Toledo) podem acessar: www.unioeste.br/vestibular e garantir o primeiro passo dessa nova fase.   

A taxa de inscrição antecipada é de R$ 175,00 (até 06 de maio) e integral de R$ 196,00, que será o mesmo valor cobrado para pagamentos com cartão de crédito.  

refran
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte