Fale com a gente
Bonni Restaurante

Mundo

Ucrânia envia 45 ônibus para evacuar Mariupol; veja últimas notícias

O Ministério da Defesa russo anunciou um cessar-fogo nesta quinta-feira na cidade cercada para permitir a retirada de civis

Publicado

em

Civis tentam deixar Mariupol (foto de arquivo): nova tentativa de evacuação em massa nesta quinta-feira, 31 (Getty Images/Stringer/Anadolu Agency)
lift training

O governo ucraniano enviou nesta quinta-feira, 31, 45 ônibus para retirar civis da cidade cercada de Mariupol, no sudeste do país, depois que a Rússia anunciou uma trégua, informou a vice-primeira-ministra Irina Vereshchuk. São mais de 100 mil civis ainda presos na cidade e com pouco acesso a água, comida e eletricidade. 

“Fomos informados pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha que a Rússia está disposta a abrir o acesso aos comboios humanitários de Mariupol até Zaporizhizha”, disse Vereshchuk em um vídeo divulgado pelo Telegram.

Dr Rodrigo Dentista

Do total, 17 ônibus já seguiram para Mariupol a partir de Zaporizhzhia, que fica a uma distância de 220 quilômetros, e outros aguardam autorização nos territórios controlados pelos russos no entorno.

“Vamos fazer todo o possível para os ônibus entrem em Mariupol e retirem os que permanecem na cidade”, disse Verechtchuk.

Até o momento, os civis só conseguem sair de Mariupol com os próprios veículos, uma viagem de alto risco.

Mariupol, um porto estratégico no Mar de Azov, está cercada e sob intensos bombardeios das forças russas desde o fim de fevereiro.

As pessoas que conseguiram sair da cidade e as ONGs descreveram condições terríveis, com civis entrincheirados em porões sem água, alimentos ou comunicação, e com corpos espalhados pelas ruas que ninguém enterra por causa do bombardeio.

As autoridades ucranianas divulgaram que mais de 5 mil pessoas morreram na cidade.

O ministério da Defesa russo anunciou um “regime de silêncio”, ou seja, um cessar-fogo, a partir das 10h (4h pelo horário de Brasília) em Mariupol para permitir a retirada de civis.

Em ligação nesta semana com o presidente francês, Emmanuel Macron, o presidente russo, Vladimir Putin, disse que parará os ataques a Mariupol somente quando houver “rendição” total, o que o governo ucraniano recusa.

Com a promessa russa de “reduzir” ataques no norte da Ucrânia, em Kiev e Chernihiv (embora a última tenha sido bombardeada novamente ontem), a expectativa é que a Rússia focalize esforços em pontos estratégicos como Mariupol e regiões ao leste.

Negociações

No campo diplomático, Rússia e a Ucrânia retomarão suas negociações de paz online nesta sexta-feira, 1º de abril, segundo informa a agência Reuters.

As novas conversas acontecem dia após uma negociação presencial em Istambul, na Turquia, na terça-feira, 29, quando a Ucrânia propôs oficialmente neutralidade na Otan, aliança militar ocidental, em troca de garantias de segurança.

O negociador ucraniano David Arakhamia disse em um post online que a Ucrânia propôs que os dois líderes dos países se encontrassem, mas a Rússia respondeu dizendo que mais trabalho precisa ser feito em um esboço de tratado.

Clube Náutico
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte