Fale com a gente
Gramado Presentes

Covid-19

Comunidade acadêmica lança abaixo-assinado pelo adiamento das aulas presenciais na Unioeste

O documento foi lançado a fim de pressionar a reitoria da universidade, diante da situação epidemiológica

Publicado

em

|Foto: Arquivo/Portal Rondon|
Rui Barbosa

Diante do atual momento epidemiológico, com exponencial crescimento de contágios, limitação de testes e aumento da ocupação de leitos hospitalares e em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), a comunidade acadêmica da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) lançou, nesta quarta-feira (19), um manifesto e um abaixo-assinado pelo adiamento das aulas presenciais na universidade. O documento é direcionado ao reitor Alexandre weber.

O manifesto considera, entre outros aspectos, a difícil situação sanitária, a iminência de esgotamento de leitos de UTI e o acelerado aumento do número de casos positivos no país e na região, e solicita a suspensão do retorno das aulas presenciais, por três a quatro semanas, com reavaliação permanente, mantendo-se as aulas no formato remoto enquanto isso.

Bonni Restaurante

A reportagem do Portal Rondon conversou com o Prof. Dr. Gilberto Calil, que falou do lançamento e da adesão ao documento por estudantes, professores, agentes e pós-graduandos.

“Em apenas cinco horas de divulgação do manifesto atingimos 1.135 assinaturas. São 157 docentes, 918 estudantes, 54 pós-graduandos e 13 agentes universitários. É um número especialmente expressivo se considerarmos que a Unioeste está em recesso e que a maior parte dos docentes está em férias e os estudantes sem aulas”.

O documento foi lançado a fim de pressionar a reitoria da universidade diante da situação epidemiológica cada vez mais grave.

Em Marechal Cândido Rondon, o último boletim dos casos de Covid-19 apontou um crescimento significativo de 111 casos em 24 horas. Para a comunidade acadêmica, esses números evidenciam a necessidade do adiamento do retorno presencial.

A rápida adesão da comunidade acadêmica indica a grande preocupação com a situação sanitária”.

O reitor deve se reunir com diretores dos cinco campi da Unioeste na tarde desta quinta-feira (20), e definir pela manutenção ou pela suspensão das aulas presenciais.

Caso queira assinar, clique aqui.

Aulas suspensas na UEM

O Grupo de Trabalho Técnico de Enfrentamento à Covid-19 da UEM (Universidade Estadual de Maringá) analisou os dados epidemiológicos publicados no Decreto nº 86/2022 da Prefeitura do Município de Maringá nesta quarta-feira (19) e alertou à Reitoria do alto risco de contágio.  

Em reunião convocada pela Reitoria houve a decisão que as aulas presenciais da universidade sejam alteradas para a modalidade ERE  (Ensino Remoto Emergencial), sem previsão para retorno presencial.

A Reitoria publicou a Portaria 029/22-GRE em que suspende as aulas presenciais na instituição a partir de amanhã (20). Aulas presenciais serão mantidas apenas nas disciplinas de práticas profissionalizantes.

Sicredi
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte