Fale com a gente
refran

Saúde

Alagado! Posto de Saúde do Augusto sofre por falta de manutenção; Secretaria de Saúde não se posiciona

Internauta denuncia situação de abandono e descaso com a saúde pública no Augusto

Publicado

em

|Foto: Fernando Nègre / Portal Rondon|
Gramado Presentes

Na tarde quinta-feira (27), moradores do Loteamento Augusto entraram em contato com a redação do Portal Rondon, para denunciar uma situação de abandono e descaso com a saúde pública na Unidade Estratégia Saúde da Família Augusto ou Posto de Saúde que atende os moradores do bairro e arredores.

Um dos internautas que entrou em contato com a nossa redação, solicitou que nós fizéssemos uma visita in loco com o objetivo de apurar alagamentos recorrentes nas dependências do prédio público em dias de chuva.

Family Pets

“Toda vez que chove, o posto de saúde alaga. Isso é recorrente e frequentemente informado à prefeitura. Porém, nada é feito”.

Nós fomos conferir a situação na unidade de saúde e nos deparamos com um ambiente extremamente molhado. A recepção estava completamente alagada, haviam poças nas cadeiras, onde os rondonenses residentes naquela região aguardam atendimento, baldes estavam espalhados pelo prédio… Foi possível constatar as lajes vertendo água para dentro das dependências da unidade de atendimento primário. Uma situação de descaso claro com o trabalho dos servidores e com a comunidade que recebe atendimento naquele espaço.

Vídeos enviados pelo internauta do Portal Rondon mostram uma situação ainda mais grave do que aquela encontrada pela reportagem. Durante a chuva, em diversos pontos do posto de saúde apareceram cachoeiras. O prédio é de responsabilidade da prefeitura municipal.

Numa das imagens, podemos ver uma goteira escorrer dentro de um quadro elétrico, onde diversos aparelhos energizados estavam ligados, oferecendo risco aos servidores públicos que atuam no local, com grande chance de um acidente com choque elétrico ou até mesmo um curto-circuito, colocando em risco também a estrutura do prédio.

Durante a chuva, a situação era ainda pior. A expressão jocosa “chovia mais dentro do que fora” casou perfeitamente nas imagens enviadas pela fonte do Portal Rondon.

O internauta que nos enviou os vídeos, conseguiu imagens de puro descaso com o erário público. A área do escovódromo para as crianças estava completamente alagada. Nas salas próximas, os equipamentos estavam expostos e terão seu processo de deterioração acelerados. Por todas as saídas de canalização que tinham origem na laje escorriam água da chuva e a porta de uma das salas já dava sinais de “estufamento”, outro bem público que terá seu processo de deterioração acelerado, gerando custos desnecessários à administração municipal.

Em outra sala, ao lado esquerdo do escovódromo, a situação era mesma, a água da chuva corria pela tubulação elétrica e descia pelas paredes e pelas de lâmpadas.

E a situação se repete em diversos espaços dentro da unidade de saúde do Loteamento Augusto.

A nossa reportagem foi bem recebida na unidade de saúde. Entretanto, nenhum servidor disse estar autorizado a falar. Então, nos passaram o contato de uma servidora chamada Raquel, que é a coordenadora da APS – Atenção Primária à Saúde. Na prática, ela faz a coordenação de todos os postos de saúde.

O Portal Rondon entrou em contato com a coordenadora e apresentou o problema via WhatsApp. Questionamos se haveria um plano de manutenção já determinado a ser executado. A servidora disse que a responsabilidade é do setor de manutenção.

“Olá. Esta parte de setor de manutenção é a sec (secretária ou secretaria)”

Nós entramos em contato com o responsável pela manutenção da secretaria de saúde, um servidor, chamado Arthur Riegel, apresentamos a demanda e questionamos se havia um plano de manutenção já determinado para o referido prédio.

“Estou saindo agora com uma lona e estou indo para o posto do Loteamento Augusto para resolver de forma paliativa, mas não posso te responder sobre plano de manutenção definitivo”.

Logo em seguida, o Portal Rondon tentou contato com a secretária de Saúde de Marechal Cândido Rondon, Marciane Specht, através de ligação telefônica. Foram duas ligações: uma às 16h14 e outra às 16h17. Como não houve retorno da secretária, nossa equipe reportou a situação via aplicativo de WhatsApp às 16h18 num áudio de 1 minuto e 55 segundos. Novamente, não houve retorno da servidora responsável pela gestão da saúde de uma das cidades mais importantes do Estado do Paraná. A nossa equipe enviou mensagem novamente às 18h55 e mais uma vez a secretária Marciane Specht não respondeu aos questionamentos.

A situação já é grave, os fatos expõem risco à vida de servidores, evidencia o desleixo com a manutenção de um prédio importante para o atendimento da população, e diante da falta de transparência no atendimento da imprensa, principalmente por parte da gestora da saúde de Marechal Cândido Rondon, Marciane Specht, a situação pode ser ainda pior segundo a fonte que nos passou esta denúncia.

“Além disso, há denúncias de que materiais básicos de limpeza e máscaras não têm chegado aos servidores”, contou o internauta.

Estamos completando dois anos de pandemia, os números de casos ativos batem recordes de casos simultâneos quase diariamente. Nesta sexta-feira (28), são mais de 700 casos ativos. O município voltou a registrar óbito no dia de ontem (27), ou seja, estamos vivenciando uma situação gravíssima e o governo Marcio Rauber (DEM), responsável direto pelo combate à Covid-19, pode não estar fornecendo aos nossos profissionais de saúde, condições básicas de trabalho e de higiene do local de trabalho. Não foi possível apurar essa denúncia, pois, os servidores alegaram que não estão autorizados a falar, e a secretária Marciane Specht não retornou o nosso contato. A nossa fonte também evidenciou uma preocupação com uma possível perseguição por parte do governo municipal.

“Peço apenas que não me identifique, pois, tenho relação de parentesco com servidores que lá atuam e os mesmos têm receio (mais que compreensível) de perseguição”.

Postura recorrente

Não é a primeira vez que um questionamento feito à Secretaria de Saúde fica sem uma resposta da secretária, que em situações assim, poderia ao menos emitir uma nota pela assessoria de imprensa.

Em 03 de dezembro de 2021 nós publicamos uma matéria com a seguinte manchete: Ciclista de 14 anos é atropelado por ambulância do município na rodovia entre Marechal Rondon a Curvado. A ambulância era do município de Marechal Cândido Rondon, sob responsabilidade da Secretaria de Saúde.

Nossa equipe entrou em contato com a assessoria de comunicação que nos informou que um posicionamento seria divulgado na semana seguinte, no dia 06 de dezembro. Tal resposta não ocorreu na data prometida. Seis dias após o ocorrido, no dia 09 dezembro, foi feito o nosso último pedido de um posicionamento através da assessoria de Comunicação e, mais uma vez, não houve resposta.

Isso demonstra que esse comportamento recorrente é um modus operandi da Secretaria de Saúde, que constantemente infringe princípios morais de ética e de transparência na atuação do serviço público.

Até o fechamento desta matéria, às 7h30 de sexta-feira (28), a secretária de saúde de Marechal Cândido Rondon, Marciane Specht não havia retornado o nosso contato.

Portal Rondon

Sicredi
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte