Fale com a gente
Gramado Presentes

Agronegócio

Sicredi pede que agricultores que têm Seguro Agrícola ou Proagro procurem agências para acionar sinistro

Sem chuvas há 30 dias, as perdas na colheita de soja já estão em 65%

Publicado

em

FOTO: Reprodução/Sistema FAEP
Gramado Presentes

Os associados Agro do Sicredi, que têm Seguro Agrícola ou Proagro, podem procurar uma das cinco agências Sicredi de Marechal Cândido Rondon e acionar o sinistro agendando a colheita com 15 dias de antecedência. Veja o recado da instituição:

Em Marechal Cândido Rondon, a safra de soja 2021/22 foi semeada dentro da melhor janela de cultivo e as lavouras começaram a se desenvolver positivamente. Porém, a estiagem fez a situação mudar. Sem chuvas há 30 dias, a situação preocupa os rondonenses, especialmente as pessoas ligadas ao agronegócio. O último registro de chuva, em Marechal, é do dia 28 de novembro, quando houve queda de granizo.

Portal Instagram

O presidente do Sindicato Rural de Marechal Cândido Rondon, Edio Luiz Chapla, diz que esse cenário já refletiu em perdas consolidadas de 65% para a safra de soja e de 85% para a primeira safra de milho.

Caso a estiagem permaneça mais tempo, a situação pode se agravar. De acordo com o Simepar, há probabilidade de chuvas para o município rondonense nos próximos dias, mas as chances de precipitação são baixas, o que não traz grande esperança de melhora nas condições atuais.

Na semana do Natal, foi encurtado o ciclo de algumas lavouras pontuais de 120 para 90 dias e as colheitas foram realizadas. Os resultados, infelizmente, demonstraram uma produtividade de apenas oito sacas por hectare, segundo dados divulgados pelo Notícias Agrícolas.

Toda essa situação resulta em perdas financeiras e dificuldades econômicas. Na semana passada, inclusive, preocupados com estas condições, vereadores pediram que o prefeito de Marechal Cândido Rondon, Marcio Rauber, decretasse estado de emergência para que os agricultores, produtores e pecuaristas conseguissem auxílio financeiro com mais agilidade.

Portal Rondon/ *com informações de Notícias Agrícolas

Tic Tac
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte